CyanPack em Pausa

CyanPack em Pausa

Estamos na época de lançamento da próxima versão do CyanPack, a saber, a 13.4, a 66ª na minha contagem. Acontece que não vai sair, por enquanto. Seguem as principais razões:

  • provável baixo uso - não tenho noção da utilidade prática do projeto. Quem efetivamente utiliza o CyanPack hoje em dia?
  • dilema da distribuição - apesar de gostar do Trisquel, terminei deixando de usá-lo devido ao tempo entre atualizações. Hoje tenho utilizado, pessoalmente, Fedora e Debian (jessie). Então: continuar com o Trisquel no CyanPack, mesmo sem ser mais usuário da distribuição? Ou mudar a distribuição para outra?
  • tempo - mudanças diversas consomem meu tempo. Se fosse apenas o tempo, poderia continuar com o projeto, já que o que ele consome (apenas para manter atualizado, sem arquitetar novidades), é uma vez a cada dois meses.

Peço desculpas a quem vinha utilizando o CyanPack e sugiro como alternativa:

  • pydio - para quem usava o CyanPack em rede local. A atualização teria que ser manual, mas dá pra usar como repositório de instaladores para Windows;
  • trisquel - utilize o Trisquel direto da fonte;
  • debian ou fedora - se você quer uma distribuição estável e de estrada;
  • mint ou deepin - se quiser algo "mais open source" com visual interessante;
  • crie seu próprio fork - já mostrei como eu faço para fechar um novo iso;

Se eu souber que o projeto vinha mesmo sendo utilizado, tento trazê-lo de volta. Até lá, pause.

Como a Agenda Mundial já está parada há um bom tempo (e não faço ideia de quando/se volta) e o CyanPack era o último compromisso de atualização periódica aqui no site, vou ver se arrumo alguma outra coisa para publicar aqui pra não ficar tudo tão parado. Talvez cordéis... Em último caso, volto a publicar textos de opinião (que estranho se usar um blog como blog mesmo!).

- Cárlisson Galdino

AnexoTamanho
Image icon cyanpack-pausa.jpg33.26 KB
Special: 
Avalie: 
No votes yet

Comentários

imagem de Jerônimo
Enviado por Jerônimo (não verificado) em 17. Outubro 2014 - 19:50

Durante muito tempo eu mantive um projeto pessoal com aplicativos gratuitos e/ou open source para windows. Após descobrir o cyanpack, eu aposentei o projeto e passei a utilizar e até mesmo recomendar e ocasionalmente copiar o cyanpack para amigos.

 

É uma pena que o projeto sofrerá um hiato, mas quem sabe é uma ótima oportunidade para repensar um pouco o projeto, e até mesmo aceitar novos contribuidores para lhe auxiliar. Se tiveres interesse em simplificar o projeto e torná-lo mais aberto, eu me voluntario para ajudar.

imagem de bardo
Enviado por bardo em 19. Outubro 2014 - 10:55

Hmmm... Gostaria de saber mais sobre seu projeto anterior, qual a linha exata. Suas opiniões sobre o CyanPack, o que há de positivo e negativo. O projeto pode voltar, especialmente se mudarmos a forma de trabalho para lidar melhor com colaboração.

[]s

imagem de Jerônimo
Enviado por Jerônimo (não verificado) em 19. Outubro 2014 - 16:29

Obrigado pela pronta resposta bardo, vamos por partes:

"Hmmm... Gostaria de saber mais sobre seu projeto anterior, qual a linha exata."

Era basicamente um CD com diversos programas de software livre, focando no usuário que usava windows mas não queria ou podia utilizar aplicações fechadas. Como eu usava para realizar minhas manutenções, nunca tive muito tempo ou interesse para transformar em algo muito maior, só virou um palestra e um paper nunca publicado na época.

"Suas opiniões sobre o CyanPack, o que há de positivo e negativo."

Postivo: Bom para caramba, sempre atualizado com software para a maior parte das necessidades do usuário comum.

Negativo: Não achei tão fácil de customizar e a interface não é tão amigável.

Neutro: Acredito que poderia vir com uma distribuição mais conhecida, como Debian ou Fedora (diria Kubuntu ou Lubuntu também, mas ai esbarramos nos diversos conceitos de liberdade). Mas sinceramente, nunca utilizei a parte da distribuição embutida no dvd, então não opnarei muito sobre o assunto.

"O projeto pode voltar, especialmente se mudarmos a forma de trabalho para lidar melhor com colaboração."

Se quiser uma mão, já sabes meu e-mail e é só manter o contato. Uma sugestão que eu deixo é simplificar a interface ao máximo, trabalhando quem sabe com um gerador de site estático e markdown, ou até a plataforma do portableapps, que é open source também.

Comentar


Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0