Agenda Mundial #08 - Sertão

“Nada acontece por acaso, mas a razão às vezes é melhor não saber”

Agenda Mundial #08 - Sertão

Claudia acordou sem nem saber como conseguiu dormir. Assistiu distraidamente entretenimento, jornais, mais entretenimento... Não lembrava até que ponto ao acordar. Só lembrava que pensara muito a respeito daquele tablet. E que durante a noite sonhara.

O sonho era parecido com o dia da viagem. Ela viajava de Arapiraca a Maceió de carro, com Herbert. No caminho eles falavam de Boxe. Claudia lembra bem como ficou com raiva quando Herbert insistia que atividades de luta não eram esporte, que tinham mais a ver com televisão.

Aquilo não fazia muito sentido para ela (faria ainda menos quando acordasse), mas ele defendia seu ponto de vista com unhas e dentes.

Até que passaram por um canguru no meio do matagal, um canguru com luvas de Boxe. O animal pulava na estrada e tentava seguir o carro, mas ficava para trás.

No sonho, Claudia e Herbert riam muito da cena e paravam o carro numa estrada deserta. Beijavam-se e iam para o banco de trás.

Agora, com expressão de cansaço no rosto, mas com um leve sorriso, dá mais uma mordida no pão com queijo.

 

Não é difícil achar a academia, mesmo porque é uma academia bem maior do que a sua. Pelo visto, não é dedicada ao esporte, oferecendo serviços de ginástica, musculação e outras modalidades de artes marciais.

- Ei! - Alguém a chama, logo que entra. Claudia se aproxima. - Você é a Claudia, não é? Claudia Muniz?

- Sim, sou eu.

- Sou Bernardo, irmão do Bartolomeu! Ele disse que eu vinha, não?

- Falou sim.

- É, disse que tínhamos uma aluna, mas não falou que era tão bonita.

- ...

- Venha, quero te apresentar o Tadeu e a academia dele.

E lá vai ela conhecer o lugar. Muito marmanjo, poucas mulheres.

- Tou indo buscar o Sertão no hotel, bora lá?

- Mas pode ser que ele não queira tanta gente agora, né?

- Pode, mas ele é muito tranquilo. Por mim íamos os três. De lá a gente vai almoçar e volta.

- Parece uma boa ideia. Vamos Claudia?

- Não, obrigada.

- É aqui pertinho o hotel, não demora muito.

- Fico por aqui mesmo.

Bartolomeu e Tadeu se olham como quem diz “Fazer o quê?”. E vão embora. O palestrante precisa de atenção.

 

Claudia almoça sozinha a duas quadras de lá. Almoça e volta. Estaria bastante curiosa com quem é esse tal Sertão e o que ele teria a dizer, não fosse o incidente em Salvador para lhe roubar a atenção.

Ao chegar de novo na academia, encontra as coisas um pouco diferentes. De uma pickup as últimas cadeiras estão sendo retiradas. Foi montado um mini auditório aberto no espaço onde havia o tatame.

Diferente, mas não é surpresa. Enquanto passeavam pelo prédio, Claudia ouviu os professores debatendo sobre como seria melhor: todos sentados no tatame ou com cadeiras.

“Pelo menos assim é mais confortável. Se fosse de Karatê eu não dizia nada ser no chão.”

Ela se senta e espera. Vê a movimentação. Pessoas chegando, em sua maioria homens.

- Posso sentar aqui?

- Claro. - Claudia responde, olhando para a mulher magrinha de óculos.

- O Caio me chama pra essas coisas e depois fica com os amigos dele falando de briga. É um saco vir pra esses encontros, né? Namorada sofre!

- … Na verdade eu vim ver a palestra mesmo.

- Jura!? Não acredito que tem mulher que sai de casa pra ver um marmanjo falar de briga. Ei... Esse Sertão... É novo? Dá pro gasto?

Claudia sinaliza não saber. A conversa continua. Pelo menos distrai.

 

Finalmente chega o palestrante.

“Ele!? Não disseram que ele se aposentou? Não era pra ser mais velho?”

- Olha, é um gatinho hein? Que o Caio não me ouça.

Ele chega cumprimentando os convidados, com um chapéu de cangaceiro.

O alvoroço termina e a palestra começa. Que é um prazer estar ali, que devemos lutar por nossos sonhos, que evitem os excessos pois podem nos derrubar... E é só o que Claudia pega do falatório. Parece estar atenta em sua cadeira, mas na sua cabeça o assunto é outro.

Avalie: 
No votes yet

Comentar


Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0