Censura! Editora obrigada a mudar capa de livro

RPG, ou Jogo de Representação, é um tipo de jogo em que se representa personagens verbalmente (ou seja, descrevendo as ações e imitando suas falas) em uma história não fechada. Os jogadores têm poder para decidir o que seus personagens vão fazer, mudando assim os rumos da história do jogo. Uma mistura de teatro de improviso com narração de história.

Jogo RPG já faz um bom tempo e tento acompanhar o cenário brasileiro dos jogos de representação sempre que posso. Hoje recebi uma informação não muito animadora, envolvendo a Editora Daemon, uma das mais importantes editoras nacionais. Um problema, segundo Del Debbio (da E. D.), inusitado e folclórico.

Um golpe baixo na liberdade de expressão que deixa o Bom Senso chocado. Aconteceu à Editora Daemon, importante publicadora de material de RPG nacional, mercado este difícil, principalmente no Brasil, onde há tantos espertos que desmerecem o nacional simplesmente por não ter sido produzido nos States ou na Europa.

Prestes a lançar um novo livro de RPG, Tormenta para Sistema Daemon, a editora teve a distribuição do livro em bancas impossibilitada por ter sido considerado "de capa imoral" por "fiscais evangélicos" do Rio de Janeiro. A alegação é que a heroína que aparece na capa está mostrando as nádegas (embora esteja de armadura, em um momento de reunião com soldados que antecede um combate - sério, por assim dizer - , e seja uma ilustração artística).

Mais revoltante que isso foi a constatação de Marcelo del Debbio, autor de diversos títulos e um dos responsáveis pela editora: fiscais evangélicos têm utilizado seu poder de veto para barrar por preconceito algumas obras das bancas de jornais. Isso já aconteceu, por exemplo, com a Revista MTV, a Witch e a Planeta, que abordam, respectivamente, homossexualidade, wicca (religião-bruxaria moderna) e ocultismo.

A Editora Daemon mudou a capa para evitar maiores confusões. Visite o artigo de Del Debbio, veja as duas capas e tire suas próprias conclusões deste caso: http://www.daemon.com.br/artigos/artigo009.asp.

Toda essa censura só foi possível graças a uma Lei da Moral aprovada por vereadores evangélicos do Rio de Janeiro.

Infelizmente parece ser uma tendência, já que as pessoas, de modo geral, não prestam atenção em quem procura poder a qualquer preço. Religião não deveria se misturar com política nunca. Afinal, representantes do povo deveriam lutar pelos direitos do povo, não pela opressão do povo em função de deleite para alguns.

Não quero, com e por isso, ir contra as igrejas evangélicas: não é essa a questão. Não é por religião que tais atos foram cometidos, é que quando se junta ignorância e má vontade sai de baixo... É questão de fundamentalismo.

Por isso, atenção quando forem votar nas próximas eleições! Evitem empregar seus votos em candidatos que ostentem títulos de pastor, padre, rabi... Não pela religião, mas pelo bem comum.

Avalie: 
Average: 5 (1 vote)

Comentar


Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0