Diferentes Panteões

Quando se fala de deuses de um mundo de fantasia medieval, é interessante como a interpretação que se dá é basicamente monolítica, apenas um padrão de regras funciona e fechou. É como as religiões monoteístas comparadas com as monolatrias.

Digo isso porque na nossa Terra, os ṕanteões têm regras diferentes. Tem os que já nasceram deuses e podem assumir forma humana quando quiserem; os que raramente se misturam com humanos... Enfim, diversas origens, modos de operar e padrão de poderes também.

Estava pensando no quanto poderia ser interessante, em um mundo de Fantasia Medieval, não termos um "deus dos elfos" ou "deus dos anões", mas panteões diferentes para determinados povos ou conjuntos de povos. Sacerdotes de panteões diferentes poderiam ter significados totalmente distintos.

O caminho reverso pode ser interessante também. Uma certa igreja dedicada exclusivamente a um deus (monolatria) desenvolver a ambição de virar monoteísta e começar uma guerra santa contra os seguidores de todos os outros deuses, chamando-os de deuses falsos.

Outra ideia bacana é um jogo competitivo onde cada participante jogue com uma divindade, adotando estratégias para superar os concorrentes num estilo War. Provavelmente já existe algo assim por aí, duvido nada.

Religião fantástica é um assunto muito interessante. Ainda este ano devo lançar um XR Zine com as regras de deuses de Ases para XR-III, mas adaptável a qualquer cenário. O mundo onde Escarlate se passa também terá seu próprio panteão, em breve.

Se você não conhece Escarlate, dá uma olhada em Livros ou procura lá na Amazon os ebooks. É uma trilogia de novelas de aventura em fantasia medieval. A diferença da versão da Amazon (além de custarem R$ 4,00 cada, baratinho) é que cada volume traz também um cordel temático nesse universo.

P. S.: Foto utilizada é de autor desconhecido (Wikimedia Commons)

Avalie: 
Average: 3.3 (3 votes)

Comentar


Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0