Fireforks (ou: O Admirável Mundo Mozilla)

ois amigos geeks caminham na beira da praia, apreciando a brisa do mar enquanto o geek jedi explica algumas coisas sobre o mundo Mozilla ao geek padawan...

- No início havia a Netscape... Ela fez um navegador que vinha com outros programas. Um programa de e-mail, por exemplo.

- Sei, já usei um tempo, antigamente. Mas acabou, né?

- Não. Na verdade ela criou uma fundação chamada Mozilla e um programa chamado Mozilla.

- Mozilla, Mozilla... Esse nome não me é estranho.

- Era um navegador que vinha com outros programas. Um programa de e-mail, por exemplo.

- Ah, sim! Mas mesmo tendo programas pras mesmas funções, ele era algo totalmente diferente do Netscape, né?

- Não. Bem, o nome já era usado como codinome interno do navegador e dos programas da Netscape.

- ...Assim o Mozilla e o Netscape são programas nada a ver um com o outro, mas com um nome que era usado pela equipe do outro?

- Mais ou menos... Na verdade, o Netscape passou a usar o Mozilla como base. Assim, o Mozilla e o Netscape passaram a ser mais ou menos a mesma coisa.

- Isso não é confuso?

- Não, isso era antes!

- E depois?

- Bem, aí alguém tirou do Mozilla o navegador, pra ser um projeto separado.

- Ah, o Firefox!

- É, mas na época se chamava Phoenix.

- Ok. Mas o restante dos programas foi jogado fora?

- Não, as pessoas também precisavam de um programa de e-mail! Aí fizeram o...

- Thunderbird!

- ...Que na época ele se chamava Minotaur.

- Ok. E aí eles mudaram o nome do Phoenix pra Firefox, né?

- Para Firebird. Mas não deu certo também e tiveram que mudar pra Firefox.

- Ah, e o Thunderbird?

- O Minotaur foi quem se tornou o thunderbird.

- Legal. Aí o Mozilla acabou, né? Já que tiraram tudo dele e separaram?

- Olha, a Mozilla Foundation bem que tentou, mas os fãs mais antigos não quiseram. Então resolveram criar um novo projeto baseado no Mozilla, mas mantido pela comunidade. Era o SeaMonkey.

- Legal!

- Mas não acabou. Depois a Mozilla Foundation fez certas exigências a respeito da marca e terminaram criando projetos derivados, mas que são basicamente os mesmos.

- Como assim?

- É, do Firefox nasceu o Iceweasel; do Thunderbird veio o Icedove e do SeaMonkey o IceApe.

- Nossa! Que confuso!

- Pois é! Então temos o Mozilla ainda em algumas distribuições, mas que hoje o que vale é o SeaMonkey; em outras temos o IceApe. São basicamente a mesma coisa. E temos o Firefox, que foi Firebird, que nasceu como Phoenix, e que em algumas distribuições se chama Iceweasel. E o Thunderbird, que foi Minotaur, e que em alguns lugares hoje é Icedove.

- Que nó, hein? Só faltava fazerem mais projetos derivados... Um que diga uma besteira qualquer, sei lá! Fazer uma versão otimizada pra alguma arquitetura específica ou um pegando carona nessa moda de Web 2.0... Eu, hein!

- Bem... Eh... Na verdade...

Special: 
Avalie: 
No votes yet

Comentar


Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0