Klavaro - curso de Digitação

Há algumas décadas era fundamental para qualquer sujeito cursar datilografia. O tempo foi passando e a datilografia foi sendo substituída pouco a pouco pelos cursos de digitação. O princípio prevalecia: o usuário praticava para ter familiaridade com o teclado, tornando-se capaz de atingir alto desempenho com um teclado alfabético na frente.

O tempo foi passando mais um pouco e os cursos de informática foram ofuscando os de digitação. Hoje não se faz mais cursos de digitação. Resultado é que é comum leigos se admirarem quando veem alguém da outra geração digitando mais do que três caracteres por segundo ou digitando sem olhar para o monitor. Foi uma das perícias que se perderam com a evolução.

Mas se você perdeu o bonde e não teve oportunidade de fazer um curso de digitação, não tem problema! Existem softwares que viabilizam um curso autodidata de digitação. Um deles é o Klavaro.

Você pode obter o Klavaro a partir do site do projeto. Ele tem suporte a português (além de vários outros idiomas) e tem versão para GNU/Linux, MacOS X e Windows, além de vir junto no CyanPack, caso você o tenha baixado.

O Klavaro (cujo nome significa teclado, em Esperanto) apresenta cinco modos:

  1. Introdução: explicando como dispor os dedos no teclado e boas práticas na digitação.
  2. Curso Básico - treinamento inicial
  3. Adaptabilidade - prática com teclas aleatórias
  4. Rapidez - prática com palavras aleatórias
  5. Fluidez - prática com textos inteiros

Quem não tinha acesso a um curso de digitação agora não tem mais desculpa: basta instalar esse excelente software e mandar ver!

Curiosidade: o Klavaro também oferece curso e práticas com o teclado Dvorak ao invés do QUERTY-ABNT2.

Special: 
Avalie: 
Average: 5 (1 vote)

Comentar


Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0