Mensagens Instantâneas (Jabber)

Já não é novidade o uso da Internet para comunicação entre pessoas quase em tempo real. Há anos os canais de bate-papo, seja via web ou IRC, faziam o maior sucesso. Mas outra forma de comunicação - que também não é nova - já é popular nos dias de hoje, e creio ainda mais que os canais de bate-papo: as mensagens instantâneas.

O princípio é simples. Cada pessoa tem um usuário com um nome único (como um telefone). E, quando quisermos, podemos falar diretamente com um dos outros usuários (como um telefone). As diferenças entre essa forma e o telefones são:

  • mensagens geralmente transmitidas como texto;
  • só funciona a comunicação se o seu contato estiver "on-line", ou seja, usando o computador e o sistema de mensagens (é óbvio);
  • você pode saber quem dos seus contatos está "on-line" a qualquer momento.

Não é difícil perceber a utilidade de um serviço desses que, para o dia-a-dia, se torna muito mais objetivo e prático que freqüentar salas de bate-papo em busca de uma pessoa específica.

Serviços Famosos

Hoje nós temos alguns serviços de Mensagens Instantâneas que estão entre os mais utilizados.

A começar pelo MSN Messenger da Microsoft. A empresa já foi processada pela Netscape por violar leis anti-monopólio ao incluir invariavelmente integrante o Internet Explorer como parte do seu Sistema Operacional e o que eles fazem agora? Icluem seu cliente de MSN Messenger como parte integrante do Windows XP, iniciando automaticamente na configuração padrão e sem permitir a desinstalação por usuários leigos.

Com isso, o que temos é um crescimento enorme no uso do MSN Messenger: um número enorme de pessoas utilizam essa rede. A maioria deles, usando o programa da própria Microsoft.

Com um número ainda grande usuários temos o antigo ICQ, que não tem crescido: a maioria dos usuários atuais são usuários antigos do ICQ que não querem mudar de serviço.

Outro pouco utilizado, mas um tanto conhecido, é o Yahoo! Messenger. Mensageiro do Yahoo!.

Vem o Jabber

Existe uma outra opção para quem deseja conversar direta e instantaneamente pela internet. Uma opção mais ao estilo Software Livre, bem elaborada e que vem progredindo. Esta opção se chama Jabber.

Uma coisa interessante é que Jabber é um padrão (as normas de funcionamento do Jabber - chamadas de protocolos - são tratadas pela Internet Engineering Task Force/IETF), não um serviço específico de um site. O que isso quer dizer é que existem vários sites de onde você pode ser "um usuário Jabber". E isso não é confusão: você pode se comunicar naturalmente com usuários jabber de outros sites.

O grupo responsável pelo Jabber, Jabber Software Foundation, desenvolveu padrões abertos para a comunicação por Mensagem Instantânea, usando a linguagem XML (se você não sabe o que é isso, basta dizer que possivelmente é a forma mais moderna de transmitir informações complexas pela internet). As vantagens de se usar um padrão aberto são inúmeras: é fácil desenvolvedores criarem novos softwares para isso.

Assim, existem diversos clientes (programas que você pode usar em casa pra se comunicar com outras pessoas) e servidores (que são utilizados nos sites da internet para que usuários se conectem a eles). E qualquer empresa ou comunidade que tenha uma máquina-servidor à disposição pode instalar um servidor jabber para seus usuários! Há clientes para Windows, GNU/Linux, Mac, Palm... Há softwares (tanto clientes como servidores) freeware, livres, proprietários... Ou seja, há opções para todos os gostos. E eles incentivam a criação de novas soluções nessa linha: há até um portal de programas, bibliotecas e componentes Jabber!

Por que usar Jabber?

A forma como Jabber é feito também faz com que seja fácil expandir seus recursos. Alguns servidores têm, por exemplo, agentes de comunicação que lhe permitem conversar com seus contatos MSN, ICQ e Yahoo! como se fossem contatos Jabber.

Há diversos clientes Jabber disponíveis e há até serviços de grife usando Jabber, como é o caso do provedor de Internet português Sapo (http://www.sapo.pt), que preferiu não reinventar a roda...

E um outro motivo, para quem gosta de teorias de conspiração, é que a descentralização dificulta o monitoramento das mensagens. Se tudo passa por um servidor só, quem garante que as mensagens não estão sendo "testadas" para que "advinhem o assunto a partir de palavras-chaves/usuários específicos" e "acompanhem conversas que interessem a eles?"

Há clientes Jabber que suportam também criptografia e aí é uma preocupação a menos para mentes com algum nível de paranóia. ;)

Como faço?

Basta, primeiro entrar no site http://www.jabber.org e procurar na lista de softwares clientes Jabber. Escolher um e fazer download. Recomendo o Gaim e o Gabber, este segundo sem versão para Windows.

Depois, lá no http://www.jabber.org mesmo veja a lista de servidores públicos. Escolha o que lhe parecer mais interessante e... pegue seu endereço! Não precisa entrar no site. Outra diferença de Jabber é que você pode se cadastrar do próprio programa, e rapidamente, sem aquelas telas e formulários no site do fabricante. Eu uso o 12jabber.com há cerca de 2 anos e tem funcionado muito bem (e o próprio jabber.org tem um servidor público com este endereço).

Avalie: 
Average: 4 (3 votes)

Comentários

imagem de Tiago
Enviado por Tiago (não verificado) em 22. Junho 2013 - 1:17

Bom Dia Carlisson,

Primeiro gostaria de dar parabéns pelo blog.

Se possível gostaria muito de uma ajuda sua, estou tentando exaustivamente instalar o pidgin no servidor (linux) de minha empresa, para o utilizar-mos como comunicador interno, porém, não estou conseguindo.

Saberia me dizer algum site onde posso baixar a versão para server e os passos para a instalação?

Desde já agradeço a ajuda.

Att,

Tiago Costa

imagem de bardo
Enviado por bardo em 23. Junho 2013 - 8:46

Bom, o problema é que o Pidgin, até onde sei, é somente cliente. Você precisa instalar um servidor de algum protocolo suportado pelo Pidgin.

Se você usa GNU/Linux na empresa, uma solução que pode resolver (ou não) é usar o protocolo Bonjour, da Apple. Ele dispensa servidor e abre contato com todos os usuários deste mesmo protocolo na sua rede interna. No Windows, você precisa, além do Pidgin, instalar uma biblioteca privativa em cada computador.

Outra solução melhor e mais aplicável é usar Jabber mesmo. Neste caso, terá que instalar um servidor Jabber e usar o Pidgin como cliente. Há vários servidores, como o ejabberd e o Openfire, mais famosos.

Espero ter ajudado.

Comentar


Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0