Mudança no Sintufal

Paricipei de uma chapa concorrendo a eleição do Sindicato dos Trabalhadores da Ufal em 2016. Nossa chapa venceu e assumimos a direção do sindicato. Hoje, 3 anos depois, estamos deixando a gestão e passando a missão para um novo grupo, que venceu a eleição recente. Do grupo inicial, apenas um colega permanecerá, inclusive na mesma coordenação.

Nesses 3 anos tive a oportunidade de conhecer o funcionamento de um sindicato, por dentro. Aprendi muita coisa sobre a luta dos trabalhadores e a organização das nossas forças. Assim como conselhos e câmaras são formas de representação de pessoas, partidos políticos representam alinhamentos políticos e ações, os sindicatos são estruturas fundamentais em uma democracia para alinhar as forças dos trabalhadores e defender seus direitos frente ao Capitalismo, que obstinadamente só pensa em maximizar lucro e minimizar gastos (a possibilidade de prejudicar famílias inteiras no processo simplesmente não entra na equação).

Então, existem sindicatos que não fazem a defesa de fato dos direitos de seus representados. O problema não está no "sindicalismo", do mesmo jeito que o problema de partidos fisiológicos não está no sistema de partidos necessariamente. Acredito que o fundamental seja a politização das bases. O nosso sindicato tem sido um exemplo de luta em defesa da nossa categoria, frequentemente elogiado por pessoas politizadas que pertencem a outras bases ("queria que o nosso sindicato fosse aguerrido como o de vocês"). Se o seu sindicato aparentemente não te representa, não se afaste. Pelo contrário, se aproxime, do contrário não melhora.

Tudo o que temos de direitos foi fruto de conquista, mas tentam apagar essa história e colocar como "agrado" do governo de plantão. A CLT, por exemplo, foi "dada" por Vargas em resposta à greve geral e à pressão dos sindicatos cobrando direitos. Então se "dá direitos" para evitar que os reinvidicantes tirem à força, porque aí pode ser pior para o poder constituído.

Enfim, é isso. Foi um período muito bom, apesar do trabalho que dá. Agradeço a Evilazio e Davi, principalmente, pela confiança de me chamar para o grupo e por grande parte desse aprendizado. Estou me afastando por um tempo do Sintufal (não necessariamente da luta) e desejo boa sorte à nova Direção.

Avalie: 
Average: 3.9 (10 votes)

Comentar


Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0