Programação: Criando ovos de píton (easy_install)

Ovos de cobra

Se você não tem nada a ver com programação, nem tem interesse no assunto, simplesmente ignore este artigo.


Mike Driscoll tem um blog dedicado a Python chamado The Mouse vs. the Python e eventualmente há excelentes artigos por lá.
Esta é uma tradução livre do artigo Python 101: esay_install or how to create eggs e modifiquei sutilmente algumas coisas, incluindo os exemplos. Agradeço ao Mike pelos excelentes artigos e me desculpo pelas liberdades que tomei na tradução (incluindo a mudança no nome do artigo). Vamos lá então!


Hoje daremos uma olhada no controverso método easy_install de instalar módulos e pacotes Python. Também aprenderemos como criar nossos próprios arquivos *.egg. Você precisará do pacote Setup Tools para fazer isso tudo. Esse pacote não suporta Python 3.x, assim se você precisar dessa versão do Python, veja pip. Haverá artigos desses projetos no futuro. Por ora, começaremos com o SetupTools e o easy_install.

Por que é controverso? Não estou de todo certo, mas as pessoas não parecem felizes com a forma como se pacotes instalam pela metade quando elas não esperam o download terminar. Pra completar, o autor não parece lá muito interessado em atualizar o pacote ou permitir que alguém o faça. Veja o artigo de Ziade no fim deste post.

SetupTools é o método principal e original de baixar e instalar pacotes Python pelo PyPI e outras fontes via linha de comando, tipo um apt-get para Python. Quando você instala o SetupTools, ele instala um script ou executável chamado easy_install, que você invocará na linha de comando para instalar ou atualizar pacotes. Ele também fornece uma forma de criar ovos de Python. Vamos gastar mais um tempinho para entender melhor essa funcionalidade.

Usando easy_install para instalar Pacotes

Uma vez que você tenha SetupTools instalado, você deve tê-lo no seu caminho. Isso quer dizer que você tem que estar pronto para abrir um terminal (Linux) ou linha de comando (Windows) e simplesmente executar easy_install. Um exemplo de invocação:

easy_install sqlalchemy

Isso pedirá ao PyPI que tente baixar o SQLAlchemy mais recente do repositório dele ou de qualquer outro para o qual o pacote PyPI aponte. O easy_install o instalará. Um

Um problema comumente criticado do easy_install é que ele pode tentar instalar o pacote antes mesmo de concluir seu download, o que leva a problemas e instalações defeituosas. O legla é que se você configurar corretamente o seu setup.py, o easy_install vai baixar também todas as dependências necessárias, instalando-as também. Assim, se você instalar algo complexo, como o TurboGears, você verá o easy_install instalar um bocado de pacotes. Essa é uma razão pela qual você pode querer usar virtualenv para ter certeza de que gosta de todos esses pacotes e de que eles funcionam a contento. Se não funcionarem, você simplesmente apaga a pasta virtualenv. De outro modo, você terá que ir na sua própria pasta do Python e cavar por ali para tentar "desinstalar" (ou seja, deletar pastas) por sua conta. A outra coisa legal que o easy_install faz quando instala os ovos é que ele adiciona o ovo a um arquivo easy_install.pth em site-packages, de modo que quando você o desinstalar, precise editar esse arquivo também. Felizmente, você pode usar pip para desinstalá-lo se você não tiver criado as pastas sozinho. Há um comando -uninstall (-u), mas eu já ouvi relatos contraditórios sobre seu funcionamento.

Você pode instalar um pacote passando uma url diretamente ao easy_install. Outro recurso maneiro é que você pode dizer ao easy_install qual versão você quer e ele tentará instalá-la. Finalmente, easy_install pode instalar tanto a partir de arquivos de código-fonte quanto de ovos (arquivos .egg). Para uma lista completa dos comandos, você deve ler a documentação.

Criando um ovo

Um arquivo egg é um formato de distribuição para pacotes Python. É uma alternativa à distribuição de fontes ou executáveis do Windows, mas perceba que módulos em Python puro são multiplatafroma! Daremos uma olhada em como criar nosso próprio ovo usando o pacote que criamos no tutorial sobre criação de módulos (que ainda não traduzi :-( ). Crie uma nova pasta e coloque a pasta mymath dentro dela. Crie um arquivo setup.py no diretório pai do mymath com o seguinte conteúdo:

from setuptools import setup, find_packages
 
setup(
    name = "mymath",
    version = "0.1",
    packages = find_packages()
    )

Perceba que ao invés de usar a função setup do distutils, usamos o setup do setuptools. Também usamos a função find_packages do setuptoos, que procurará automaticamente por pacotes no diretório corrente e os adicionará ao ovo. Para criar o tal do ovo, você só precisa digitar essa linha de comando:

python setup.py bdist_egg

Isso gera um monte de saída, mas quando tudo estiver ok você vai ver três novas pastas: build, dist e mymath.egg-info. A única que nos interessa é a pasta dist, onde você achará o ovo, mymath-0.1-py2.6.egg. Note que na minha máquina, ele faz referência ao meu Python padrão, que era o 2.6, e cria o ovo para essa versão do Python. O ovo em si é basicamente um arquivo zip. Se você mudar sua extensão para "zip", poderá fuçar por dentro dele e ver que ele tem duas pastas: mymath e EGG-INFO. A partir daqui, você já pode apontar com o easy_install para o seu ovo no sistema de arquivos e assim instalar seu pacote.

Se quiser, vocêm pode usar o easy_install para enviar seu ovo ou fonte diretamente para o Python Package Index (PyPI), usando o seguinte comando (copiado da documentação):

setup.py bdist_egg upload # cria um ovo e o envia
setup.py sdist upload # cria uma distribuição de fonte e a envia
setup.py sdist bdist_egg upload # cria ambos e os envia

Conclusão

Agora você está apto a usar o easy_install ou sabe o suficiente para tentar uma das alternativas. Pessoalmente, tive alguns problemas com ele e não pretendo usá-lo. Porém, daremos uma olhada no pip e sobre distribuição em breve, em artigo futuro. Por enquanto, dê uma chance ao easy_install e veja o que conclusão você tira, ou me conte suas histórias de terror nos comentários!

Leia também (em Inglês)

P. S.: Foto usada no post: 1st Batch Corn Hatching, de Viper76

Avalie: 
Average: 3.4 (98 votes)

Comentar


Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0