Quadrinhos Brasileiros

Hoje saiu na Folha uma matéria sobre uma certa paródia do Big Brother Brasil. O interessante é que é um trabalho de Fábio Yabu. Ora, Yabu, para quem não conhece, é (ou era, não sei) um roteirista de quadrinhos infanto-juvenis muito criativo, que gosta(va) de uma linha cheia de homenagens. Aquelas histórias que sempre têm algumas referências a obras ou personagens consagrados, mas sem serem meras cópias.

Eu conheci seu trabalho há anos, nos Combo Rangers, um grupo de heróis tipo Power Rangers, mas com equipe formada por pré-adolescentes. Era publicada como animações em Flash e depois viraram quadrinhos impressos e vendidos em bancas de revista, e foram lançado até bonecos!

Aparentemente, hoje Yabu escreve livros infantis. Sobre o Big Brother? Bem, ele lançou em seu blog o Big Brother Bonequinho, que vale a pena dar uma olhada.

Outro talento brasileiro em quadrinhos é Marcelo Cassaro. Seja na linha de Ficção Científica, humor ou mangá.

Na área de Ficção, ele criou duas espécies alienígenas bem interessantes: os Metalianos, seres inteligentes de biometal que têm uma estrutura social similar a colônias de insetos; e os Traktorianos, seres inteligentes e hostis que abandonaram os próprios corpos em nome do poder bélico, tornando-se robores com cérebro.

O Capitão Ninja é um personagem das forças especiais americanas, apresentando-se vestindo uma mistura de traje ninja com uniforme militar, e um boné sobre a máscara. Era um personagem cômico, mas depois foi reeditado para integrar o UFO Team, equipe de super-horóis no melhor estilo HQ ocidental.

Na área de mangá, foi responsável pelo roteiro de Holy Avenger, uma série de quadrinhos no estilo japonês ambientada em um mundo de RPG - Tormenta, que também ajudou a criar. É uma história fascinante e recomendo a quem gosta do gênero.

O Brasil tem talento para roteiro. O problema é que o mercado para quadrinhos em geral é muito desvalorizado no Brasil. Aqui, quadrinhos é algo tido como infantil, pobre, quando na verdade é uma forma de expressão, assim como o Teatro, o Cinema e o Romance. Tá, a cultura de quadrinhos ocidentais - Marvel e DC - com seu excesso de histórias recorrentes sem pé nem cabeça ajuda a manter essa impressão negativa...

Avalie: 
No votes yet

Comentar


Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0