Qual o Limite do Problogging

  • Atualizado 24/03/2007 09:20: corrigindo equívoco sobre SEO

A idéia não era tão estranha. Muita gente já havia tentado manter uma homepage pessoal antes que alguém viesse falar de blogs. A diferença é que essas páginas pessoais de antigamente eram escritas diretamente em HTML. Mas não é de hoje que páginas de conteúdo são mantidas por esforços individuais, assim como não é de hoje que elas apresentam temática própria.

Mas então vieram os blogs, tão revolucionários! A idéia era manter sites de notícias, como jornais, diários de bordo ou qualquer outra publicação onde os últimos textos publicados são colocados sempre antes dos pré-existentes. Eis então o blog.

No início era apenas passatempo, como eram na época das homepages pessoais. Até que um dia o blogueiro encontrou a remuneração.

Primeiro vieram os banners. Tudo bem, banners são comuns em qualquer portal de notícias. Alguns não aceitavam, mas os banners ficaram.

Depois veio o Google com seu AdSense. Começaram a colocá-lo no lugar dos banners, ou junto a eles. Sendo como banners, só que apresentando texto ao invés de imagens. Até então, tudo bem.

Veio então a idéia de otimizar blogs para faturamento, o que consiste em colocar propagandas misturadas com o texto. Por quê? Pra que cliquem sem querer e pra que mais pessoas vejam as propagandas e leiam. A essa altura, as cores de link já eram as mesmas dos links normais do blog, o mesmo com o texto. E a borda já havia sumido. É estranho ter que ler textos em áreas poluídas visualmente, desviando a vista de propagandas que se apresentam misturadas às notícias, mas os probloggers nos disseram que isso era bom e necessário, pois eles precisam ser pagos.

Eis que surgem então alguns sistemas de propaganda baseados em link. Então, as propagandas deixaram de apenas se misturar ao conteúdo dos blogs para se camuflarem de links dentro do conteúdo. Poderíamos dizer que links servem para auxiliar o internauta, ajudando o internauta a buscar mais informação sobre o que procura, mas não a turma problogger. Para eles, link nada mais é do que um caminho para alterar o índice de renda.

Então começam a alterar a linha editorial dos textos, tentando usar o máximo de palavras mágicas que o Google capte e use para dar prioridade a seus blogs nos resultados das buscas. Começam a escrever por encomenda. Começam a usar links como propaganda e pensando apenas no Technorati. E dizem que é preciso.

E agora o Bruno Alves lança o SEO-Brasil, um blog tratando de como tornar seu blog ou site mais "atrativo" para sistemas de busca. É do tipo de técnica neutra, mas que pelo andar da carruagem vai mexer com a cabeça de muitos pretensos probloggers, gerando toneladas de posts irrelevantes, mas bem posicionados. E isso já vem acontecendo, de certa forma.

Sempre que entro em blogs cheios de anúncios e com práticas como as que já citei tenho a impressão de que estou no canto errado, de que o blog não está sendo feito para mim (enquanto leitor interessado no texto), mas para os visitantes que vêm acidentalmente através do Google. Por isso tem sido tão interessante RSS, mas alguns já querem colocar propagandas ali também...

Parece que não é só impressão. Todo o papo de "é necessário" é só para acalmar os leitores e fazer com que se acostumem com isso. E o auê todo multiplica a prática e faz com que leitores aceitem por bem ou por mal. Como as músicas que passam nas rádios brasileiras, que são repetidas até a exaustão. Me entristece ver o espírito capitalista atingindo os blogs desse jeito.

Sei que é difícil, renda com AdSense é ridícula sem tomar essas posturas, mas será esse realmente o único caminho possível?

Blogueiros têm que se manter se quiserem viver só disso, mas blogs estão se tornando o novo Eldorado. Não duvido que alguns consigam aumentar e garantir uma renda com tais práticas, não é esta a questão. A questão é o preço. Aliás, nessas fórmulas mágicas de enriquecimento, geralmente quem vende as fórmulas é que se dá muito bem, enquanto a maioria que tenta naufraga. É sempre assim, com livros que tratam de "como ganhar dinheiro com (escreva aqui a forma da moda na época)", Herbalife ou qualquer outra solução milagrosa para enriquecimento.

Eu sei que a maioria vai correr para esse lado, mas tudo bem, já estou acostumado a nadar contra a corrente. Sou usuário de Software Livre há anos e por causa das idéias originais, não por causa de mercado; nego-me a ouvir certas músicas... Vai ser só mais uma postura para a lista. O Bardo continua com o AdSense desse jeito de sempre, no canto dele, sem atrapalhar a leitura (e desde o tema novo, sem atrapalhar também o carregamento da página). Espero um dia poder pagar a hospedagem com ele, mas ele permanecerá onde está.

Desculpem-me se pareço desagradável dizendo tudo isso, mas era preciso. É mais um desabafo. Mas como dizem os Titãs, " Dizem que não há nada que você não se acostume. Cala a boca e aumenta o volume então"...

-- Cárlisson Galdino

P.S.: É importante lembrar: pessoas são esféricas, não há pessoas boas, más, éticas, justas, injustas, inconseqüentes em totalidade. Ninguém é feito só de virtudes nem só de defeitos, e mesmo o conceito de virtudes e defeitos varia. Na maioria das vezes, não é justo julgar pessoas, mas sim atitudes.

Atualização: Houve uma confusão de minha parte sobre o que significa SEO exatamente. Para também entender melhor o que é SEO, recomendo este post sobre SEO do Bruno Alves, que me foi indicado pelo próprio autor e fala justamente da confusão que fiz e que, pelo jeito, é comum. Isso muda um pouco minha visão sobre SEO, mas não o teor do post. Agora vejo SEO com sinal amarelo, e não vermelho. Assim, a mudança no texto foi para desfazer o julgamento negativo e injusto da iniciativa do Bruno com seu novo blog SEO-Brasil, que não é o mal em pessoa blog, mas um potencial gerador de alpinistas do Google. Agradeço ao Bruno pelo esclarecimento e peço desculpas pela postura inicial. Quanto ao SEO-Brasil... Sinceramente? Acho que muita gente vai abusar das dicas fazendo exatamente o que citei neste artigo, mas privar de informação não corrige caráter e ética das pessoas, então deixa ver onde isso termina...

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