Top10 Freecode - Popularidade

Antes de trocar de nome e antes de trocar as categorias bem organizadas para tags malutas, o Freshmeat oferecia várias estatísticas. Hoje há duas: os 10 projetos mais populares e os 10 projetos mais ativos. Vamos falar um pouco aqui dos projetos que estão hoje na lista de popularidade do Freecode:

Projetos mais populares

  1. Apache - o servidor web que foi um dos grandes responsáveis pelo sucesso do GNU/Linux no fim dos anos 1990 e início dos anos 2000.
  2. gcc - compilador C do projeto GNU. GCC é também o GNU Compiler Colection, que reune, além do compilador c, compilador C++, Pascal, Java e outros.
  3. Linux - O kernel criado por Torvalds. Para quem não sabe, não custa lembrar: Linux é só o kernel, não o Sistema Operacional completo.
  4. PostgreSQL - Nascido na universidade de Berkeley, PostgreSQL foi por muito tempo, ao lado do MySQL, um dos dois principais bancos de dados livres. Enquanto MySQL ganhava em levez, o PostreSQL ganhava em robustês. Hoje, depois de forks, NoSQL e coisa e tal, não sei como está o cenário dos bancos de dados. Estando nesta posição, porém, ele ainda deve estar muito forte.
  5. PHP - Curioso que só faltou o MySQL estar na lista para o LAMP estar representado. PHP nasceu como um conjunto de scripts Perl e, embora seja prioritariamente uma linguagem para a web, pode ser utilizada para aplicativos console ou desktop sem problema.
  6. AWStats - Analisador de logs para estatísticas web. Já ouvi falar dele há muito tempo, mas não o conheço na prática.
  7. DokuWiki - Um wiki simples em PHP, como muitos outros wikis em PHP, exceto pelo nome um tanto inapropriado. :-P
  8. Clam AntiVirus - Um antivirus para GNU/Linux que procura por virus para Windows. Grande parceiro de servidores de email, onde trabalha analisando anexos.
  9. phpMyAdmin - Cliente visual para manipular bancos de dados MySQL: criar/apagar/alterar/povoar bancos e tabelas. Funciona com interface web e terminou gerando derivados para outros servidores de bancos de dados. O phpPgAdmin, por exemplo, lida com PostgreSQL.
  10. cdrtools - Conjunto de ferramentas indispensável para quem precisa lidar com criação de CDs em linha de comando. cdrecord e mkisofs são dos programas que compoem o kit.

É uma pena que nenhum desses programas está no CyanPack em sua versão para Windows. E no Trisquel você só vai achar o cdrtools mesmo, já que o kernel dele não é o Linux, mas o fork Linux-libre...

Special: 
Avalie: 
No votes yet

Comentar


Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0