StorYBook: Ferramenta para Escritores

Se você cria histórias já deve ter passado por dificuldade em algum momento para gerenciar personagens, lugares e enredos. Pode ser um personagem que foi cumprir alguma missão no meio da história e você esqueceu, pode ser o retorno de um personagem que você jura que já colocou na história antes e tinha sumido, mas está aparecendo no texto agora pela primeira vez, ou mesmo o uso de informações contraditórias sobre uma mesma pessoa ou lugar.

Claro, com o tempo criamos formas de gerenciar essas coisas. Eu mesmo tenho utilizado páginas de caderno e de wiki para relacionar personagens e acontecimentos. Para Jasmim, por exemplo, tracei no caderno uma linha do tempo até o último capítulo. Também criei ficha da Jasmim como se fosse um personagem de RPG (Sistema Daemon), desde o nível 1 até o nível em que estará no final, com referência ao capítulo onde ela passará de nível.

Bom, se você escreve romances, novelas, peças teatrais, roteiros de cinema ou qualquer coisa do tipo e precisa de uma forma de gerenciar personagens, tenho uma boa notícia para você: existe um software livre muito bom para fazer isso. Feito em Java, ou seja:

  • Lado bom: funciona em Windows, em GNU/Linux e outros cantos onde tenha Java;
  • Lado ruim: você precisa instalar o Java antes e dependendo do equipamento pode ficar um tanto pesado (se bem que hoje em dia isso não deve ser bem um problema).

É o StorYBook, criado e mantido por Martin Mustun. E na versão mais recente, por uma modesta contribuição minha, está também disponível em nosso idioma. Baixe lá no site e veja agora os primeiros passos no uso do programa.

Ao executar o StorYBook, você verá esta tela. Na caixa aparecerão os projetos que já foram criados antes, caso exista já algum. Caso queira criar um novo, clique em Criar Novo Projeto.

Será perguntado o nome para o projeto. Escreva o nome e clique em Ok.

Na janela principal, temos menus bastante intuitivos e uma barra de ferramentas que reproduz as principais opções que estão disponíveis nos menus. Na imagem abaixo você vê os botões para cadastrar personagens, lugares e capítulos. No lado direito, você vê uma lista de persoagens, lugares ou linhas narrativas (você clica na aba em cima dessa lista pra mudar a listagem). Embaixo, um quadro com informações rápidas.

Provavelmente o sistema estará em inglês aí. Se for este o caso, vá no menu File e escolha Preferences. Lá você poderá mudar o idioma para Português Brasileiro.

Antes de mais nada, você deve cadastrar os personagens e lugares. Clicando no botão para cadastrar um novo personagem, você verá a janela abaixo. Coloque nome, sobrenome, abreviação e sexo. Se quiser, pode colocar data de nascimento e falecimento, ocupação do personagem e uma descrição.

Claro que você não preisa cadastrar todos os personagens da história de uma vez, podendo cadastrar novos personagens a qualquer momento da história, mas só poderá colocar nos capítulos referências a eles depois que cadastrá-los, óbvio.

Um lugar é mais simples. Coloque o nome, a cidade, o país e a descrição, sendo os três últimos opcionais.

Para colocar um novo capítulo, escolha a opção e verá uma janela maior que as de cadastro anteriores. Nela, você coloca o número do capítulo e a data. Escolha os personagens e lugares envolvidos (você pode escolher mais de um segurando a tecla Ctrl enquanto clica). Escreva um resumo do capítulo e clique em Ok.

Utilizando este programa, você vê a lista dos capítulos trabalhados na visão mostrada na imagem abaixo, ou na forma de livro (parecida com a mostrada, onde haverá mais diferença se você usar mais de uma linha narrativa).

Isso foi só o básico do básico de uso deste programa. Ele oferece muito mais recursos.

Por exemplo, capítulos são agrupados em partes e você pode criar mais partes além da Parte 1.

Você pode ter capítulos seguindo diferentes linhas narrativas. Como Romeu e Julieta, que teria a narrativa da família Montéquio e da família Capuletto. Cada linha narrativa terá uma cor diferente.

Outra coisa muito útil no StorYBook são os relatórios. Você tem relatório de aparecimento de personagem por capítulo, de lugares por capítulo, resumo completo e formatado e alguns outros. O resumo pode ser exportado em vários formatos também.

Ah, não falei sobre "Salvar", não é? Isso porque o StorYBook funciona com um sistema diferente de salvamento, tipo Banco de Dados. Você não lida com arquivos, ele simplesmente salva a cada mudança. Isso significa que você não precisa salvar e tem bem menos riscos de perder seu trabalho.

Enfim, se você escreve qualquer tipo de história, vale a pena dar uma olhada neste programa!

Special: 
Avalie: 
Average: 1.1 (145 votes)

Comentários

imagem de Átila Gbs
Enviado por Átila Gbs (não verificado) em 30. Novembro 2013 - 22:43

O link para download não está mais funcionando. Existe algum outro meio de adquirir esse software? Já procurei no tio Google e nada.

imagem de Lucas Leone
Enviado por Lucas Leone (não verificado) em 2. Fevereiro 2016 - 21:03

Boa noite, eu baixei esse progama a uns 2 anos e amei usa-lo, mas, hoje em dia ele não funciona mais, não sei o porquê, nem consigo baixa-lo.

imagem de bardo
Enviado por bardo em 16. Fevereiro 2016 - 22:07

Nunca mais tentei usá-lo. É uma pena que não esteja mais funcionando. Na verdade, hoje em dia, seria muito bom uma ferramenta desse tipo, mas que funcione em interface web, direto no browser (quem sabe se não já tem uma assim por aí...)

[]s

imagem de Gui
Enviado por Gui (não verificado) em 9. Junho 2020 - 13:42

Olá, quero e preciso muito utilizar o programa, eu baixo ele e gera após o donwload um arquivo chamado, file. aí eu atualizei o java, mas nao consigo... vou tentar atualizar o pc agora pra ver, mas existe alguma fonte atual que é sem falhas..

Comentar


Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0