Emuladores e ROMs

 

Emulador é um enganador. É um tipo de programa que "faz-de-conta" que você está usando um outro ambiente (que não o ambiente que realmente está usando). Está confuso?

Se você usa algum Unix (como o GNU/Linux), certamente já viu atalho para um programa chamado Terminal, xterm, gnome-terminal ou algo do tipo. O terminal propriamente dito é aquele modo de uso do computador onde vemos só letras monoespaçadas, a famosa tela preta. Esses programinhas que tem no modo gráfico na verdade são emuladores de terminal, pois permitem que programas feitos para executar apenas em terminal executem neles como se eles próprios fossem terminais, mas eles não são.

Ainda está confuso? Tá bem, tá bem, então vamos ao ponto onde eu quero chegar hoje: videogames. Um emulador de videogame é um programa que faze de conta que você está em um videogame. E aí? Como se joga? Você precisa de imagens dos jogos. Não falo de imagens gráficas como JPEG ou PNG, estou falando de cópias exatas do conteúdo de um cartucho ou CD de jogo. Quando você transforma um CD-ROM em um arquivo (sem conversões e compressões), o arquivo ISO é a imagem do CD. Quando estamos falando de videogames e cartuchos, essa imagem é o que a gente costuma chamar de ROM.

Vamos a um exemplo mais específico: você quer jogar Super Mario Bros no computador, aquele jogo para Nintendinho (também chamado de NES ou Famicom; ou, no Brasil, de Turbo Game, Dynavision, Phantom System...). Você precisa de um emulador de NES e de um ROM do Super Mario Bros.

Ao executar o emulador com o ROM, o emulador utilizará os recursos do seu computador e criará um comportamento similar ao do NES, imitando o do NES. Assim, ele pega o ROM e consegue executá-lo para você poder jogar. O jogo, que não passa de um software feito especificamente para a arquitetura do NES, encontrará todos os recursos de que precisa e funcionará na boa, achando que ele próprio está dentro de um cartuxo e que está sendo executado verdadeiramente por um videogame NES.

Legal, não é? Esta técnica permite imitar vários ambientes e videogames. Claro que para uma arquitetura de videogames diferente (entenda como um "console" diferente), você precisará de um emulador diferente. Claro, há casos de emuladores muito bem projetados, capazes de emular vários hardwares diferentes sozinho, mas estes funcionam na prática como vários emuladores fundidos em um.

Aí você que não conhece emuladores vai perguntar: E isso funciona direitinho? A resposta é: depende! A arquitetura dos videogames não é publicada, nem emuladores são necessariamente desejados ou autorizados pelos fabricantes de videogames. Então, o que temos são equipes que de boa vontade tentam fazer o melhor que podem para que o emulador engane adequadamente os jogos para esse ou aquele console. Às vezes conseguem resultados maravilhosos, às vezes nem tanto.

Curioso é que a Nintendo tem abusado do uso de emuladores. O Nintendo Wii é capaz de emular todos os consoles anteriores dela (exceto pelo GameCube, mas o Wii roda jogos do GameCube em mídia) e mais outros (como os da Sega, por exemplo). Os jogos são comprados em sua loja virtual e instalados no videogame. O Nintendo 3DS também oferece funcionalidade semelhante, mas aplicável aos videogames portáteis antigos.

Falando-se de computadores, o mundo dos softwares livres tem vários emuladores, para as mais variadas arquiteturas. Aqui listo alguns:

  • ZSNES - Emulador de Super-Nintendo
  • FCEUX - Emulador de Nintendo 8 bits
  • Gens - Emulador de Mega Drive
  • Yabause - Emulador de Sega Saturn
  • DeSmuME - Emulador de Nintendo DS
  • Mupen64plus - Emulador de Nintendo 64
  • Stella - Emulador de Atari

Todos estes são softwares livres para emular consoles de videogame, inclusive estão no repositório do Trisquel (Sistema Operacional baseado em GNU e Linux, distribuído também no CyanPack). Lembrando que emulação de videogames é um assunto controverso. Recomenda-se emular apenas jogos pelos quais você tenha pago.

P. S.: Foto original do post é de barité.

Special: 
Avalie: 
Average: 4.8 (9 votes)

Comentários

imagem de bardo
Enviado por bardo em 14. Dezembro 2012 - 9:04

Legal. Quem nunca emulou, né? :-)

E eu nem falei do famoso MAME e do espetacular Mednafen: um emulador só para Gameboy, Gameboy Advance, NES, SNES, Master System, Mega Drive e diversos outros!

imagem de bardo
Enviado por bardo em 4. Setembro 2015 - 9:05

legalmente é questionável o uso de roms, se você não tiver os jogos fisicamente. Se tiver, procure por sites de ROM na sua ferramenta de busca favorita, sites como o Cool Rom. Dependendo da plataforma e do jogo que você procure, eles podem estar na Console Living Room da Archive.org.

Comentar


Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0