CyanZine 11.3 - Technomyrmex Ilgi

A ideia do CyanZine veio nesses últimos meses. O princípio é produzir uma revista eletrônica a partir de posts diversos, do meu próprio site e de diversos blogs que permitam legalmente isso e constituindo uma seleção de artigos. Claro, podemos ter contribuições, desde que se adequem à linha editorial.

 

Sendo um “projeto de uma pessoal”, dou-me ao direito de selecionar artigos que condigam com a forma como penso, evitando publicação de posts que me pareçam equivocados (como por vezes acontece em revistas de muitos colaboradores).

Pelo menos de início, portanto, o CyanZine vai funcionar mais ou menos como o CyanCD funciona. Enquanto o CyanCD é uma coletânea atualizada de softwares livres para Windows, o CyanZine será uma coletânea de posts.

Outra decisão referente ao CyanZine é a adoção do formato ePub como formato principal de distribuição. Sim, porque o ePub, além de ser um formato aberto de livro digital, é também um formato mais adequado do que, por exemplo, o PDF. O texto se adequa bem a qualquer dispositivo de leitura, sem dramas. É desta forma que, para incentivar um padrão aberto e divulgar essa ótima tecnologia, o ePub será o formato principal de distribuição do CyanZine. Alternativamente, disponibilizarei também um PDF. Porém, não espere para esse PDF uma “diagramação” como em revistas impressas. O nosso foco aqui é o conteúdo!

Também falarei no CyanZine da minha produção artística, além de manter uma coluna falando especialmente do CyanCD. A liberação de versões do CyanZine estará totalmente vinculada à liberação de versões do CyanCD, sendo os dois publicados sempre juntos.

Estou incluindo, nesta edição inicial, o primeiro capítulo do meu primeiro romance: Marfim Cobra. A ideia é fornecer para vocês uma leitura bacana a cada edição do CyanZine. Como o formato ePub, a meu ver, é bem agradável de se ler, especialmente em dispositivos apropriados para leitura digital, vou publicando essa sessão “Dose de Leitura”. De início, o Marfim Cobra, depois a gente passa para outra obra.

Como já mencionei antes, aceito contribuições de artigos, desde que se adequem à temática da revista, que por enquanto é indeterminada, mas que se pode deduzir um alinhamento temático simplesmente pela análise geral dos artigos que a compõem nesta edição inicial. Qualquer coisa, vocês podem entrar em contato comigo. E espero que apreciem este trabalho!

Baixe o CyanZine:

  • ePub (formato principal)
  • PDF (formato alternativo)
  • ODF (código-fonte)
Avalie: 
No votes yet

Comentar


Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0