Firefox OS e o Marketplace

Market Place

Não dava pro Firefox OS querer competir com Android e iOS sem ter também uma loja de aplicativos, não é mesmo?

Para quem tá por fora do mundo mobile, uma loja de aplicativos é um site de onde a gente pode baixar/instalar aplicativos para o celular. Similar ao "apt-get e companhia" do Debian. Geralmente essas lojas são mantidas pelos fabricantes do Sistema Operacional móvel. A Google Play Store (ou sei lá qual o nome exato hoje em dia), que é a que eu conheço (talvez nem tanto...) começou oferecendo apenas aplicativos, hoje também vende livros e filmes.

A Mozilla Corporation também tem a sua própria loja de aplicativos, o Marketplace, uma loja de aplicativos HTML5 para Firefox OS (e mais além). Eles oferecem aos desenvolvedores a estrutura para publicação dos aplicativos. Há até mesmo uma API para pagamento (embora eu não me lembre de ter visto algum programa pago por lá).

Para publicar um aplicativo lá, você deve decidir como será: empacotado ou hospedado. Um aplicativo hospedado, como o nome sugere, fica em algum site (de sua própria responsabilidade) e rodará no Firefox OS como se fosse uma página do browser, mas com atalho e ícone na lista de aplicativos do celular.

A propósito, cabe um parêntese bacana (não sei se cabe exatamente aqui, mas vamos lá): qualquer página aberta pelo navegador do Firefox OS pode ser transformada em um aplicativo desse tipo. Ao pedir para adicionar como favorito, você escolhe se será um favorito mesmo ou se vai pra página inicial como atalho.

Bom, continuando... Um aplicativo empacotado será um conjunto de arquivos guardados dentro de um zip, que o Sistema Operacional extrairá criando uma pasta nova durante o processo de instalação.

Isso já é batido, mas não custa lembrar: HTML5 muda tudo. Não há com o que se preocupar quanto à necessidade de acesso à Internet o tempo todo ou a certos recursos do dispositivo. Isso está acessível para o programador. Mesmo aplicativos hospedados podem definir cache e armazenamento local, de modo a se tornarem independente de conexão (claro que isso será inútil para certas categorias de aplicativo, como um buscador de twitter, por exemplo).

Agora uma coisa que ainda não falei: esse lance de aplicativos Firefox não é exclusividade do Firefox OS. Funciona em qualquer dispositivo que tenha um Firefox rodando! Bem, nem todos os aplicativos. Os empacotados, pra começo de conversa, não são instaláveis em outros cantos. Mas dá pra instalar aplicativos hospedados no seu Android (usando o navegador Firefox pra Android) ou no Desktop (Windows, Linux...). Mais um ponto pra MoCo (Mozilla Corporation)!

Se não quiser utilizar a loja para distribuir aplicativos para o Firefox OS, tudo bem! Você pode incetivar os internautas a utilizarem o truque dos Favoritos/Aplicativos! Ou pode criar um botão de instalação no próprio aplicativo ou em algum lugar do seu site! Um botão bem simples e o usuário instala o aplicativo sem precisar recorrer à Marketplace.

Agora o que achei mais incrível dessa loja: ela tem seu código liberado! zamboni é o nome da ferramenta, que é escrita usando Django e oferece toda a infraestrutura para os aplicativos serem disponibilizados (além do Marketplace, é o que a MoCo usa para o Addons.Firefox).

Firefox OS é o que temos de mais livre no mercado mobile! E para completar, falta só a MoCo implementar definição de licença por aplicativo (ou a FSF criar sua própria Marketplace para Firefox OS, controlando o licenciamento).

Aproveitando: veja os aplicativos que eu já tenho lá: Lancelot (rolador de dados), Chair37 (gerenciamento de tesouraria de mensalidades) e rarEfeitos (coletânea de sons). Ainda falarei mais deles por aqui futuramente. Por enquanto, quem usar e quiser registrar sua opinião no Marketplace, agradeço. ;-) Também estou com uma pá de ideias para aplicativos (e pouco tempo).

AnexoTamanho
Image icon marketplace.png196.26 KB
Avalie: 
Average: 5 (1 vote)

Comentários

imagem de bardo
Enviado por bardo em 25. Janeiro 2014 - 14:17

O Flac nem havia notado. Só o fato de suportar ogg já é bacana. Uma época dessas eu converti todos os MP3 que eu tinha para Ogg. tive que converter de volta quando comecei a usar Mp3 players. Se fosse hoje, poderia continuar com o Ogg vorbis na boa.

Sobre o Here, não tentei desinstalar ainda. Não sabia que não há como desinstalá-lo e isso é péssimo. Tem gente planejando um FirefoxOS livre, mas ainda está muito no começo e é um assunto pra depois.

[]s

imagem de Ícaro
Enviado por Ícaro (não verificado) em 27. Janeiro 2014 - 18:21

Como todas as músicas que eu tenho são sem compressão (FLAC) eu converti pro máximo de bitrate em Vorbis, 500kbps. É a solução temporária, mas breve o Firefox OS deve adicionar o suporte. Vou ver se eu consigo criar um aplicativo pra isso usando o flac.js.

imagem de bardo
Enviado por bardo em 28. Janeiro 2014 - 4:53

Acredito que deva ser suportado futuramente, mas até o momento parece que nada. Se fizer o aplicativo não se esqueça de avisar!

[]s

Comentar


Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0