Quando Faltam Jogadores

É uma situação bastante comum. Por mais que o grupo de RPG esteja empolgado com a aventura, sempre acontece algum imprevisto que termina levando à falta de alguém. Para a sessão continuar, pode-se adotar alguma solução:

  1. O personagem entra em modo zumbi, andando com o restante do grupo, mas não fazendo praticamente nada que não seja simples e inevitável.
  2. O personagem vira NPC. O mestre decide por ele e pode brincar à vontade com ele. Consequências que venham disso são culpa do faltoso.
  3. O personagem vira um personagem do grupo. No momento de decidir suas ações, os outros jogadores votam e decidem por ele.
  4. O personagem vira um fantasma. Ele está ali, junto com o grupo, mas ninguém vê nem consegue interagir com ele, nem mesmo os inimigos. Na sessão seguinte, com o jogador de volta, ele reaparece como se nada tivesse acontecido.

Mas há sempre outras opções. Uma que tenho adotado é o uso de um RPG de Backup.

Funciona assim: cada jogador tem sua ficha no RPG/Cenário principal, mas um segundo sistema/cenário é adotado e os jogadores têm ficha nessa outra mesa também. Caso falte apenas um jogador, ele pode virar NPC, zumbi ou fantasma, dependendo do caso. Se falta mais de um, a gente joga esse outro RPG e preserva a campanha principal, adiando para outro momento.

Parece confuso e mais trabalhoso, né? Mas isso depende do que você vai utilizar como RPG de Backup. O ideal é que tenha as seguintes características:

  1. Ser simples e leve. Um clima diferente do clima da campanha principal, menos compromissado.
  2. A importância dos personagens individualmente na história tem que ser menor ou eles são importantes como um grupo e não individualmente.
  3. Aventuras devem poder ser improvisadas ou aleatórias.
  4. Aventuras funcionarem de forma episódico e serem curtas.

Tenho adotado duas soluções para RPG de Backup, as duas sendo criações minhas:

  • Mundo Real - RPG satírico de heróis travados, em missões de enfrentamento de monstros em cidades medievais.
  • XR-III Modo Quintetos - usando um cenário estilo Super Sentai, os requisitos são atendidos. Sem contar que o conceito de sósias no jogo já foi planejado para substituir personagens faltantes.

Pelo menos por enquanto, está funcionando bem.

Se você gostou da ideia, pode adotar um dos dois. Ou pode ir atrás de outros: Terra de Og, Defensores de Tóquio (1ª ou 2ª edição), por exemplo, podem ser boas opções. Até sistemas mais tradicionais podem servir, com os devidos ajustes. Uma guilda de mercenários em D&D para assassinatos e missões pontuais; uma Liga da Justiça com ameaças aleatórias; um RPG de horror com personagens feitos com facilidade (e quase sempre perdidos no final da sessão). Ou pode usar outra ideia clássica, que é ir pra um jogo de cartas quando falta muita gente.

Avalie: 
Average: 5 (1 vote)

Comentar


Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0