RPG e Criminalidade: e a Verdade?

Mais um caso de assassinato envolvendo RPG. É o segundo que aparece na imprensa brasileira. Dessa vez, diz-se que o RPG é realmente o responsável pelos transtornos psíquicos. E que invariavelmente termina em morte. Um jogo que existe no Brasil há mais de uma década e já teve material lançado pela Abril e pela Grow. Com livros vendidos em bancas de revistas há vários anos. Para um jogo que inevitavelmente termina em morte, dois casos não é um número pequeno demais?

Há uma suspeita, porém, que esse caso não passe de um truque utilizado por um advogado de assassinos frios para livrar seus clientes de um crime hediondo (afinal, se a culpa foi do RPG, tadinhos deles né?).

O mais engraçado é que por trás desta sigla intrigante e misteriosa para a maioria da população, quase todo mundo já jogou RPG na infância. Afinal, RPG pode ser resumido em duas coisas obrigatórias e uma opcional (porém comum).

As obrigatórias:

  • Narra-se uma história. Alguém narra uma história que não foi planejada totalmente, de modo que os participantes interferem no caminhar da história.
  • Representa-se um personagem. Não no sentido teatral. Na verdade o mais preciso seria controla-se um personagem. Assim, cada jogador tem um personagem para imitar suas falas e tomar decisões como se fosse ele. E assim que eles mudam a história que está sendo narrada.

A opcional, porém muito utilizada é:

  • Utiliza-se um conjunto de regras. Para medir força, inteligência e conhecimentos dos personagens, entre outras representações numéricas do mundo real para o mundo de fantasia.

Parece familiar? Barbie, Comandos em Ação, Polícia-e-Ladrão... Tudo isso poderia ser classificado como RPGs!

Bom, agora estamos vivendo um risco. O risco de uma diversão sadia, que desenvolve o relacionamento social, o raciocínio e a criatividade, ser proibida por causa de uma mídia sensacionalista e assassinos que nem ao menos sabem o que é RPG...

Conheça as diversas versões desta história:

Special: 
Avalie: 
No votes yet

Comentar


Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0