Mudanças para 2015

Financial crisis

Boa noite a todos os que ainda acompanham este blog quase parado. O ano começou agora e trago muita coisa de 2014 para concluir e outras novas para começar. Vejamos:

  • KidCoder - o nome final provavelmente não será esse. É o projeto para o mestrado, um serious game que crie um ambiente de prática para Programação. Como criar um jogo é tarefa muito grande, não será concluído como eu gostaria, não em poucos meses, mas pretendo ter uma versão simplificada "prova de conceito", como um protótipo jogável, sobre o qual possam ser feitos experimentos.
  • Migração de hospedagem - estou deixando a Dreamhost pela A2 Hosting. Queria mudar para uma hospedagem "mais normal", que utilize cPanel. O sistema da Dreamhost tem seus pontos fortes (servidores Jabber, git, isolamento melhor de domínios adicionais...), mas tem pontos fracos também. Meu novo cPanel tem Softaculous, que é algo de que sentia falta na Dreamhost. A escolha do novo serviço poderia ser para quase qualquer um (cPanel está amplamente presente por aí), mas escolhi o a2hosting pela recomendação do site do OwnCloud. Vamos ver como se comporta.
  • Android é um mundo. De volta com um celular Android (um Positivo YPY), já estou com uma série de aplicativos instalados. Alguns essenciais, outros maravilhosos, mas que na prática nunca uso (nem sei se vou acabar usando). Depois escrevo um post com recomendações. Entre os livres e os que não.
  • Mudança para site estático - não sei se é "influência" de podcasters (Castalio e Hack'n'Cast), mas comecei a pesquisar mais sobre os geradores de sites/blogs estáticos. Com um desses ao invés de um CMS, você transfere a inteligência/gerenciamento do seu site para sua própria máquina pessoal, facilitando a hospedagem, migração, etc, inclusive no que diz respeito a consumo de recursos do serviço contratado (RAM, processamento...), além de despreocupação com atualizações pra correção de bugs, etc. Para mim, uma vantagem especial é que minhas poesias e contos eu tradicionalmente escrevo em texto plano, para arquivo pessoal. Seria bem mais simples publicá-los. Ainda não sei se vou mudar, mas se mudar creio que leve um bom tempo. Estou de olho no Nikola, qualquer avanço eu comunico a vocês.
  • "Isso, isso, issuu..." Publiquei meus cordéis, livros digitais e edições do CyanZine no Issuu. É uma plataforma interessante, mas preciso fazer como a turma da Revista Nintendo Blast e arrumar um jeito de publicar coisas em mais de um lugar, ter um outro cando para colocar o PDF, de onde os usuários possam baixar com facilidade e eu possa saber quantos downloads tive. Você usa issuu? Prestigie lá minhas publicações!
  • Uma revista e um podcast - não sei bem quando vou ter tempo para isso, mas pretendo este ano fazer um podcast sobre política e opinião; e uma revista digital. A ideia de revista é uma ideia que não morreu ainda. Começou com o CyanZine, depois virou Blogópolis, daí N-Bardo. Ainda não sei o nome da próxima encarnação da ideia, mas o mais provável é que eu a lance como mais um projeto individual, porém com planos de expansão gradual da equipe.

Vamos ver o que conseguiremos construir neste tal de ano novo... :-)

Special: 
Avalie: 
Average: 3.8 (8 votes)

Comentários

imagem de bardo
Enviado por bardo em 15. Julho 2017 - 9:16

Bom dia! Tudo bem. Acredito que não tenha um post com metas atualizadas para este ano, porém se o interesse é nessas metas específicas, o resumo é:

  • Kidcoder engavetado
  • Migração de hospedagem ok
  • Posts de indicação de aplicativos android ok: 10 livres e 10 não livres.
  • Mudança para site estático. Testei com um site menor e não gostei muito do resultado até o momento.
  • Issuu abandonei
  • Revista engavetada
  • Podcast ok: Politicast

Em resumo, foi isso. Obrigado pelo contato!

Comentar


Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0