Aplicações Portáveis no Pendrive

Uma memória flash removível, mais conhecida como pendrive, é um dispositivo muito útil para aquelas informações que podemos precisar acessar a qualquer momento. Arquivos de texto, planilhas, livros e outros arquivos úteis; mas você não precisa se limitar a arquivos. Por que não utilizar softwares inteiros direto a partir do pendrive sem precisar instalar? Para isso existe o projeto Portable Apps.

Só uma observação: estamos falando de Windows neste caso...

Aplicativos portáveis são possíveis se forem concebidos para funcionar assim. Mas quando se trata de Softwares Livres, eles podem ser modificados e recompilados para que funcionem de maneira portável: eis mais uma vantagem de um software ser livre!

Além de você poder utilizar seus programas principais em qualquer lugar, outra vantagem de um programa portável é que seu perfil de usuário também fica no pendrive. Ou seja, se você usa o Firefox portável e salva um favorito, a informação fica salva no pendrive e você terá acesso a isso quando for executar o seu Firefox portável a partir de outro computador.

O site PortableApps.com é mantido por John T. Haller, que criou uma forma de agrupar vários aplicativos portáveis. Assim, o site oferece o PAM (PortableApps Menu) que lista os programas portáveis instalados no pendrive e permite instalar novos programas facilmente.

Para começar, você tem que decidir o que quer. São três opções possíveis:

  • Instalando a Standard, você ocupará mais de 200M, mas terá o navegador Firefox, o cliente de e-mail Thunderbird, a agenda Sunbird, o OpenOffice.org, o programa de mensagem instantânea GAIM, o anti-vírus ClamWin e o jogo Sudoku;
  • Instalando a versão Lite, não terá OpenOffice.org e terá um bom espaço livre a mais por conta disso. Fora a troca do OpenOffice.org pelo AbiWord, esta distribuição tem os mesmos aplicativos que a full;
  • Você pode também instalar a versão Base, que só instalará o PAM, sem nenhum programa adicional. Ocupa menos de 1M.

Qualquer dessas soluções apresentadas instalará o PAM, que é o programa central do PortableApps. Se você tem pressa - ou se a lista de programas padrão satisfaz suas necessidades -, escolha uma das duas primeiras opções. Se está com tempo e quer escolher todos os programas que vai instalar, escolha a Base. Mas é permitido em qualquer das três opções tanto instalar quanto remover programas.

Aplicativos Possíveis

Aqui segue a lista dos aplicativos portáveis que considero mais interessante, daqueles disponíveis hoje no site.

  • Mozilla Firefox, Portable Edition - este é o mais interessante e não ocupa lá tanto espaço. É mais interessante porque seu perfil do Firefox também fica no pendrive. Além do mais, todas as extensões do Firefox que você instalar estarão igualmente instaladas no pendrive, ficando disponíveis em qualquer computador. Para quem não está familiarizado com o Firefox, há extensões para baixar vídeos do YouTube, acompanhar previsão do tempo, cliente IRC completo e muitas outras;
  • Mozilla Thunderbird: esta é outra boa opção se você gosta de manter controle sobre seus e-mails. Usando o Thunderbird portável, você pode acessar e-mails enviados e recebidos de qualquer canto. A desvantagem clara é que e-mails ocupam espaço, principalmente quando vêm com anexos;
  • GAIM é um programa para mensagem instantânea que suporta diversos protocolos. Você pode acessar sua conta MSN, Google Talk, Yahoo!, ICQ e até IRC, dentre outras opções mais. Pode não parecer lá essas coisas pois existem serviços de mensagem instantânea via web, como o Meebo, mas o GAIM tem uma interface simples, é um programa desktop, ou seja, tem avisos de mensagem, ícone na bandeja... E é capaz de guardar o log de todas as conversas que você fez, o que é bom em alguns casos. O GAIM mudou de nome para Pidgin e em breve a versão portável também deve mudar de nome também, mas por enquanto ainda é GAIM.
  • OpenOffice.org é um pacote de programas para escritório que provê editor de textos, planilha eletrônica, apresentação de slides, banco de dados simples e programa para desenho vetorial. Do nível dos programas de escritório mais famosos, como o MS Office e o WordPerfect Suite, lê e salva em diversos formatos. Só ocupa muito espaço para um pendrive mais modesto...
  • ClamWin - você utiliza muitos computadores de confiabilidade duvidosa? Não é uma solução perfeita, mas você pode ter seu próprio anti-vírus instalado no pendrive e passar nos computadores que for utilizar.
  • VLC - este é um tocador de multimídia excelente. Reproduz diversos formatos de audio e vídeo. MP3, Ogg Vorbis, DivX, FLV (formato utilizado pelo YouTube, por exemplo) e vários outros mais.
  • Sunbird é outra aplicação Mozilla, desta vez uma agenda.
  • Sumatra - esta aplicação foi adicionada recentemente ao PortableApps. É um leitor de PDF bem pequeno.
  • 7-Zip - aplicativo de compressão que abre RAR, ZIP, GZIP, BZIP2, ISO e até RPM e DEB, dentre outros formatos. Além de oferecer um formato próprio de compressão, mais eficiente, o 7z.

Os outros aplicativos oferecidos são:

  • Sudoku - joguinho de Sudoku, aquele com um monte de quadrados e números.
  • GIMP - GNU Image Manipulation Program - é um programa para lidar com fotos. Tem ótimos recursos de filtro e efeitos, além de suportar uma infinidade de formatos.
  • Audacity - este é o programa para editar audio, permite mixar, cortar, aplicar efeitos... Suporta Wave, Ogg e MP3.
  • Filezilla é um cliente FTP muito utilizado em outros tempos (realmente não sei se ainda é). É muito bom e completo, mas se preferir, você pode usar para este fim a extensão FireFTP para o Firefox.
  • NVU - poderoso editor de HTML WYSIWYG, baseado no Composer, que integra o SeaMonkey;
  • Putty. Se você precisa freqüentemente acessar máquinas por SSH ou Telnet, o Putty portável é uma boa opção.
  • XAMPP é uma distribuição de Apache, que creio ser o servidor web mais respeitado hoje em dia, que vem com MySQL, PHP, Sqlite e outros aplicativos, como o phpMyAdmin.
  • Achou o OpenOffice.org muito pesado mas ainda precisa de um editor de textos? O AbiWord resolve. Só esteja ciente que, embora seja um editor de textos bom, seu suporte ao formato do MS Word não é tão bom quanto o do OpenOffice.org...
  • Não gostou do GAIM? Tem também o Miranda, outro cliente de mensagem instantânea.
  • Mac-on-Stick permite executar o Mac OS Classic 7 de maneira portável. Não, nunca usei e nem sei qual a exata utilidade disso... :-P
  • KeyPass Password Safe Portable é um gerenciador de senhas, que também nunca utilizei, mas se você precisa guardar suas senhas para acessá-las de qualquer lugar, de forma segura e portável, deve ser uma boa opção.

Instalando

Uma vez feito o download do PortableApps Suite (versão Standard, Lite ou Base), você deve executá-lo com o pendrive já colocado e acessível no computador. Aparecerá uma janela perguntando onde instalar o PortableApps: escreva a letra de drive com a qual o pendrive está sendo acessado agora (E? F?) e coloque com dois pontos nesta janela. Por exemplo, "E:\".

Pronto! Já está instalado! A partir de agora, quando você plugar o pendrive em um computador com Windows se apresentará uma opção extra, além das que já apareciam: Start PortableApps.

Escolhida esta opção, o PAM será executado. Veja abaixo como vai se parecer. O icone na bandeja serve para mostrar/esconder o menu, e esse menu terá os aplicativos portáveis já instalados.

Para instalar um novo aplicativo portável no seu PortableApps, primeiro você precisará baixar o arquivo correspondente diretamente do site do PortableApps. Com o arquivo já no computador (com extensão .paf.exe), clique em Options no PAM e escolha a opção Install a new App.

Na janela de instruções, leia e clique em Install.

Nesta janela você escolhe o instalador de aplicação portável que você baixou do site e pretende instalar.

O interessante é instalar o conjunto exato de aplicações que lhe serão úteis: o mais indispensável provavelmente será o Firefox, até pelo fato de já haver muitos serviços de qualidade oferecidos via web em substituição ao uso de programas desktop. Pronto! Agora você já pode levar "a casa" nas costas como um caramujo.

Só deixo uma ressalva final no caso do Firefox (aplicável em outros casos também, provavelmente): nunca, mas nunca mesmo, retire o pendrive enquanto estiver utilizando o Firefox Portável. Sempre peça ao Windows para remover o dispositivo antes ou você corre o risco de destruir seu perfil. E aí, a casa cai...

Avalie: 
Average: 4 (1 vote)

Comentar


Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0