Aconteceu de eu estar narrando uma partida de RPG dia desses e um personagem resolveu ligar a televisão. E agora? Bem, podemos chutar algo que estaria passando e a gente conheça, podemos descrever uma cena chata qualquer de propaganda ou novela e torcer para o jogador perder o interesse. A solução que adotei foi criar um sistema de streaming. Um pequeno sistema de gerar conteúdo de tv. O RPG-Flix!
Primeiro, você arruma um jeito de gerar nomes de filme aleatórios. Pode pegar nomes de artigo da Wikipédia, trending topics... Qualquer coisa dessas pode ser base para esses nomes. Uns 4 por vez está bom e só se nenhum agradar é que o personagem bota a seta para baixo na TV e você gera mais quatro nomes.
Uma vez escolhido o conteúdo (filme, série, desenho...), você escreve num papel 6 opções de início. Os jogadores podem ajudar sugerindo alguma. Então, role o dado para ver o que acontece. Descreva o acontecido para os jogadores.
Agora escreva mais 6 opções e role novamente. Siga assim até terminar o filme ou os jogadores se cansarem. Considere que cada rolagem representa 5min de filme e um filme tem entre 70 e 150 minutos. Ou seja, passou da 13ª rolagem você já pode ir pensando em encerrrar e aproveite os resultados das rolagens para isso.
Exemplo prático
Filmes fictícios:
- Quero ser um Beetle (pensei nisso a partir do artigo sobre George Harrison na página inicial da Wikipédia)
- Furacão Laura (o furacão existe, mas o filme pode ser sobre uma Laura destrambelhada)
- Indianápolis 1.500 (poderia ser uma ficção histórica sobre uma corrida de carroças)
- Destrato de Tordesilhas (brincadeira com o nome Tratado de Tordesilhas, pode render uma boa comédia.
Com isso, digamos que o jogador escolheu a opção 3.
Opção | Início | Crianças começando | A ideia | Apostas, eles... |
1 | Viajante do tempo | Tem uma ideia | Fazer uma corrida | Vão atrás da vó |
2 | Filho de vaqueiro | Sabem de uma corrida | Construir um carro | Falam com o xerife |
3 | Freira | Veem uma perseguição | Corrida de tartarugas | Falam com o padeiro |
4 | Grupo de crianças | Encontram um livro | Empreender apostas | Falam com o bancário |
5 | Duas irmãs sonhadoras | Roubam cavalos | Entrar num navio | Vão pensar na montaha |
6 | Visitante alienígena | Brincam com carrinhos de madeira | Corrida de cachorros | Resolvem fazer tudo sós |
Nesse exemplo, tivemos 4 decisões aleatórias sequenciais, representando vinte minutos de filme. A história seria: Um grupo de crianças estava brincando na rua quando um deles teve uma ideia muito boa: "E se a gente fizesse algo para ficar rico?" Eles se empolgaram com isso e conversaram sobre como poderiam fazer. Decidiram que iam fazer tudo sozinhos, não precisavam de adultos para isso.
Nesse exemplo, a história pode continuar com mais ciclos de opções e sorteios. Como o nome do filme é Indianápolis 1.500, é bom em algum momento aparecer uma corrida e a época ser no passado, mas nem precisa.
Experiências
O uso dessa técnica rendeu filmes bem interessantes por aqui.
Em um deles, uma nave espacial estava viajando para exploração quando um dos tripulantes apareceu morto. A causa: um alienígena com formato de bola de basquete (?) tinha entrado na nave.
Em outro filme, uma criança e seu avô moravam em uma colônia em Marte. Quando voltaram pra casa, encontraram uma pessoa desconhecida dormindo em seu sofá. Os caminhos levaram os dois a empurrar o sofá para fora de casa, tentar acordá-lo sem sucesso, voltarem pra dentro de casa para atender o telefone e outras maluquices.
É isso. Fica a sugestão para quando seus personagens quiserem assistir alguma coisa. :-)
Anexo | Tamanho |
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