A Cor dos Blogs

Sergio Clemente tratou do assunto blogosférico que está em alta ultimamente. Aqui vão alguns comentários ao seu Blog nosso de cada dia , à brasileira.

Sobre blogs bons e blogs ruins, deixe-me tentar definir um pouco melhor as qualidades que um blog técnico merece ter (na minha opinião, claro):

  • Corretude: independente da área de foco, um bom blog deve ser bem escrito, evitando-se ao máximo erros gramaticais;
  • Opinião: convém o autor apresentar sua própria visão dos fatos/tecnologias (nem sempre aplicável a blogs de práticas, rotinas);
  • Relevância: tratar de assuntos que são realmente interessantes ou úteis para o público a que se destina. Falhas nesse quesito são especialmente comuns quando nos metemos a falar sobre o que não entendemos;

Considerando estes três aspectos a base de um bom blog técnico, poderia dizer que um blog técnico que falhe em algum desses pontos, é um blog sem COR. ;-)

Mas entenda: isso não é uma realidade permanente. Assim como as pessoas, os blogs podem ir melhorando suas virtudes gradualmente (é o que geralmente acontece).

Sobre comentários, o Sergio fala:

"Não que eu esteja desmerecendo o comentário dos meus amigos, porém, não adianta a blogosfera Tecnológica brasileira ficar restrita apenas a blogosfera Tecnológica brasileira."

É bom ter opiniões sim, um retorno, e quando diversificado tanto melhor. Mas pensemos um pouco. Como o próprio post diz no começo, o Brasileiro, por padrão, parece não gostar de ler.

Mas ora! Todo esse alvoroço em Bloglópolis é uma forma de integrar a nós mesmo. E por quê?! Porque nós já navegamos, tratamos de assuntos por vezes comuns e lemos (líamos menos antes de essas questões serem levantadas}.

Claro que é bom ser comentado por universitários, estudantes secundaristas, gente de todo tipo, mas isso se torna um pouco mais complicado hoje. Sim. pois implica em um passo de divulgação para que primeiro (antes de nos comentarem) sejamos lidos por esse público. E lidos no sentido real e completo, não só os títulos.

Avalie: 
Average: 3 (2 votes)

Comentar


Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0