Feliz DIM'2007

Já repararam como em muitas espécies os machos são mais fortes, mais exuberantes, ou simplesmente mais destacados? O pavão, além de ter uma penagem de um azul vivo, ostenta uma cauda com mil olhos, enquanto suas fêmeas são bastante discretas.

Os sapos coaxam para atrair as fêmeas. E as sapas são mudas. O lendário Uirapuru não canta para nos maravilhar, mas sim às fêmeas.

Os machos das aves-cetim não somente fazem os ninhos, como também os colorem de azul. Há também os Patolas de pés azuis. Mas nem todos preferem o azul, os machos da espécie de aves Fragata têm papos vermelhos, que ainda inflam no período do acasalamento.

O Tiziu é um pássaro que mostra suas habilidades saltando. São os machos que tentam saltar mais alto, enquanto as fêmeas simplesmente assistem. Há aves que fazem coisas mais úteis, como a ema, cujo macho constrói o ninho.

Muitos outros brigam pelas fêmeas, por isso são mais fortes, ou mais rápidos, ou possuem presas mais perigosas. Alguns duelam até a morte.

Isso tudo não quer dizer que os machos sejam melhores. Quem moldou os machos foram as fêmeas, através de gerações. E onde está o verdadeiro poder? No macho ou na fêmea que é capaz de fazer com que os pavões de caudas maiores sobrevivam, mesmo sendo mais difícil fugirem com predadores à solta?

Isso acontece muito entre os humanos também. Pelas mulheres, muita coisa foi criada: poesias, quadros, canções, até blogs e programas de computador!

Mas a Mulher, que sempre foi "responsável indireta" - ou causa - de muitas conquistas humanas, cada vez mais muda sua própria postura. E deixa de ser a "seletora" para cada vez mais ajudar a construir o Futuro diretamente. O Homem, talvez inconscientemente, percebe o poder feminino e teme ser deixado de lado. Há tanta dificuldade e é tão difícil mudar uma cultura... Mas a mudança tem que acontecer.

É mais fácil aceitar as coisas como são e se acomodar guiando indiretamente a História. Mas é preciso que as mulheres continuem brigando por seu espaço. E é preciso que os homens entendam e aceitem: a Humanidade ganha muito mais com a Mulher sendo, junto ao Homem, agente e não apenas causa ou "seletora". Pra quê um mundo de pavões prepotentes e pavoas sem graça se podemos viver em um mundo de Joãos (e Marias) de Barro ou de Pingüins Imperiais, onde o macho e a fêmea trabalham unidos?

Por isso, neste 8 de março, se me perdoam a possível incoerência, gostaria de parabenizar não todas as mulheres, mas as mulheres de personalidade, de determinação, de caráter, de postura, de intelecto, de atitude. Que o mundo seja cada vez mais agraciado com mulheres assim: o mundo precisa de vocês!

Special: 
Avalie: 
No votes yet

Comentar


Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0