Ideias para XR-III

Gostaria de falar um pouco do sistema XR-III, em que estou trabalhando aos poucos. Primeiro que o wiki foi atualizado. Nele você encontra o que já foi publicado, o que está em rascunho e o que está em planejamento (mais maduro, já que tenho muito mais coisas em mente para serem lançadas no futuro).

Uma coisa que me sempre estranhei foi o uso de "raça" em D&D e, por consequência, em um monte de RPGs posteriores. Esse uso errado da palavra parece com o uso de "evolução" no mundo Pokémon no lugar onde caberia muito bem "metamorfose". Para raças, cabem "espécies". XR-III utiliza a "Natureza" para esse tipo de diferenciação. O bom é que serve para espécies de fantasia medieval, espécies alienígenas, mutantes e ciborgues. Qualquer mudança no "normal" que implique em características práticas próprias na ficha e no jogo pode significar uma naturez diferente.

Modo Passatempo

Estou com este conjunto de regras em rascunho, para lançar no futuro. É um sistema de RPG minimalista (um modo de XR-III), que utiliza apenas dados de 6 faces (assim como o Modo Micro), mas com algumas características interessantes:

  1. É centrado nos jogadores. Significa que as rolagens são feitas sempre da perspectiva do jogador. O PC ataca um NPC? Faz-se uma jogada de ataque. O NPC ataca um PC? Faz-se uma jogada de defesa. O dano é calculado como parte dessas jogadas, não há uma rolagem só do dano.
  2. Dado expandido. Esse é o truque que permite que o personagem surpreenda com danos enormes ou resultados incríveis e maravilhosos durante o jogo. A regra é: se o resultado da rolagem for 6, considere como se tivesse sido 5 e role mais uma vez. Se tiver muita sorte, dá pra tirar resultados absurdos. Isso pode ser o dano ou a movimentação.
  3. Uso de tabuleiros. Esqueça os tabuleiros de RPG. Estou falando de tabuleiros baseados em "casas". Ludo, Monopoly, Jogo da Vida... Esse tipo de tabuleiro. A ideia é que a aventura possa ter ação dentro de um tabuleiro desses, com uma descrição de acontecimento, desafio, tesouro, etc, de cada casa (ou de parte delas).

Modo Quintetos

Se o Modo Passatempo tem foco no jogador, este modo (que pode receber u outro nome na versão final) foca na equipe. A equipe também tem uma ficha, com características próprias, que podem ir evoluindo no decorrer da campanha. Este será provavelmente o primeiro modo de XR-III a utilizar o conjunto de dados (até agora, só usam d6). Será um jogo apropriado para equipes de heróis e super sentai (estilo Power Rangers), mas não restrito a elas. Além de regras para robô gigante, um conceito útil que ele trará é o de sósia (pode mudar o nome: dublê? substituto?), que se trata de uma forma de os personagens cujos jogadores estejam faltando terem uma representação reduzida, mas que não impeçam o desfecho da história.

Modo Básico

Ah, o Modo Básico foi lançado este mês e pode ser adquirido de 3 formas:

A capa foi montada com ilustrações do grande artista conterrâneo Frank Kiliel.

Já estão em modo rascunho três ambientações:

  • Animalia - mundo onde ocorre a aventura "O Livro de Nix"
  • Neocan - cyberagreste baseado nos meus cordéis do Lampião Elétrico
  • Sete Ilhas - fantasia medieval e pirataria
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