Paradoxos da Viagem no Tempo

Há duas formas de considerar viagem no tempo: uma possível e outra incerta. A possível significa fazer com que o tempo passe de maneira diferente para você em relação à sua terra. Esse tipo de viagem no tempo é feita por pilotos de avião, que ao fim de carreira somam uma diferença de seu próprio tempo para o da Terra de talvez alguns segundos. Esta é simples e o máximo que gera é o paradoxo dos gêmeos , que leva à condição de dois irmãos gêmeos, sendo um mais velho que o outro. O segundo tipo significa efetivamente deixar uma posição no tempo e saltar para outra, adiante ou atrás. Este sim é um assunto problemático.

Uma pergunta clássica para esse tipo de viagem no tempo é O que acontece se eu voltar no tempo e matar meu avô ? Claro, se eu matei meu avô antes de meu pai nascer, eu não nasci; se não nasci, como posso ter voltado no tempo e matado meu avô? Se você está escrevendo uma história de ficção, há formas de contornar o paradoxo, amarrando os acontecimentos e impedindo que modificações aconteçam, mas se você já ouviu falar da Teoria do Caos, sabe que isso na prática seria meio impossível... Você também pode ativar gatilhos, ou uma revolta natural levando a acontecerem absurdos mais inimagináveis naturalmente só para regular o tempo. Ou então, simplesmente, dizer que o paradoxo leva a um colapso no espaço-tempo e destrói tudo.

Mas acontece que essa não é a abordagem mais coerente pra viagem no tempo, pelo menos no meu modo de ver. Admitir a existência de universos paralelos resolve esses paradoxos.

Imagine a nossa linha do tempo. Agora imagine que em algum momento há uma bifurcação nessa linha do tempo. O Bush não é eleito e o que acontece? Muda tudo na história da humanidade! E a nossa história seria exatamente igual até o momento em que houve a mudança no acontecimento, a partir dali tudo anda de modo diferente, o tempo bifurca, gerando um Universo Paralelo.

Cada um que saltar no tempo, nessa abordagem, irá para um futuro onde ele próprio não existe. Se você viaja hoje 10 anos no futuro, imagine que nesse período de 10 anos você estava desaparecido. Agora, se você volta, você cria um universo paralelo onde você não estava desaparecido. Isso significa que nem tudo o que você soube do futuro vai ser diretamente útil, dependendo de uma série de fatores, sua simples existência muda a linha do tempo.

De maneira similar, se você volta no tempo e mata seu avô, não vai mais existir um você dessa linha do tempo, mas você está preso nela. Se você tentar voltar para o seu tempo original, tudo o que conseguirá é saltar para o futuro dessa época do seu avô, um presente sem sua família. Qualquer um que volte no tempo cria um universo paralelo.

Não sei se me fiz entender, mas é isso. Viajar para o passado é um caminho sem volta se considerarmos universos paralelos. E todos os paradoxos acabam.

Special: 
Avalie: 
No votes yet

Comentar


Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0