Street Fighter

Street Fighter

Podemos dividir jogos levando em conta o quanto influenciaram o mundo dos games. Dentre eles, é inegável a força de Street Fighter, o pai de todos os jogos de luta.

Com jeitão inspirado no gênero Beat 'em up, Street Fighter trazia 2 lutadores para o jogador escolher e enfrentar outros 10. Funcionava como um Beat 'em up onde só se enfrenta os chefes.

O jogo deu certo. Ryu e Ken receberam mais seis personagens para expandir o leque dos "jogáveis". Assim nasceu o mítico Street Fighter II. Este sim foi, por si só, um marco na história dos videogames. Tinha até um personagem brasileiro: o monstrão Blanka.

Depois de Street Fighter vieram muitos jogos de luta. A franquia seguiu até o Street Fighter IV, lançado em 2010, mas entre os títulos enumerados, há uma infinidade de outros, especialmente os crossovers.  Se Super Smash Bros inovou em seu estilo e competência para botar quatro lutadores ao mesmo tempo de maneira divertida, os crossovers entre personagens vieram de muito antes, os mais recorrentes envolvendo Marvel e outros personagens da Capcom. O Tatsunoko vs. Capcom, pra Wii, é considerado por muitos o melhor jogo do gênero no console.

Como um grande clássico, claro que Street Fighter não se restringiu aos games. Foram lançados filmes, desenhos, longas de animação... Detalhe para o filme Street Fighter: A Batalha Final, de 1994, com Van Damme no elenco como Guile. A propósito, se virem um filme falando da Chun Li, fujam!

E eis que em 2012 a franquia sopra vinte e cinco velinhas! A Capcom já colocou em pré-venda uma edição especial comemorativa. É uma pena que não tenha para Nintendo...

Special: 
Avalie: 
No votes yet

Comentários

imagem de Pensador Louco
Enviado por Pensador Louco (não verificado) em 11. Dezembro 2012 - 13:03

Apesar de ter assistido aquela aberração com o fantástico Raul Julia, nunca vi o tal filme da Chun Li e sempre tive a pulga atrás da orelha: é tão ruim assim quanto dizem?

Street Fighter é realmente um mito. Na época os "mais mais" eram ele, o primeiro Mortal Kombat e Pit Fighter, mas SF sempre será um eterno favorito.

imagem de bardo
Enviado por bardo em 11. Dezembro 2012 - 14:26

Não conheço bem a história da personagem, mas sinceramente não gostei do filme. Já assisti há algum tempo e nem me lembro dos detalhes. Se não for custar muito caro em dinheiro e tempo, pode ver, depois diz o que acha. Só lembro que não gostei. :-P

Engraçado é que os jogos de luta rivais se aliaram aos quadrinhos rivais: Street Fighter X Marvel; Mortal Kombat X DC.

imagem de Italo Carlo
Enviado por Italo Carlo (não verificado) em 12. Dezembro 2012 - 15:26

O Filme não é lá uma obra épica mais é muito melhor que o filme do Street Fighter , só de ter Ryu e Ken na pele de ladrões foi pra matar :)

Comentar


Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0