Uzebox, plataforma aberta para jogos

Você já pensou em algum momento em desenvolver jogos para videogame? De videogame mesmo! Há algumas opções para isso. Geralmente os fabricantes de consoles não deixam você criar jogos a menos que tenha uma empresa sólida e esteja disposto a assinar um contrato caríssimo com eles.

A despeito disso, existem bibliotecas criadas pelos próprios fãs. São bibliotecas de programação que geralmente oferecem muito pouco dos recursos suportados pelas plataformas, mas que podem ser usadas para algo simples. Quer dizer, infelizmente na maioria das vezes o jogo que você venha a fazer será barrado no console por dispositivos de proteção, a menos que seu console seja "desbloqueado".

Qual seria a melhor solução então? Você pode fazer jogos para computador ou pode recorrer a uma plataforma livre!

Até o momento, a única plataforma que conheço desse tipo é a Uzebox, com especificações abertas, implementando um console retrô, de 8 bits.

Veja as especificações do brinquedo:

  • Baseado em interrupções: não precisa de contagem de ciclos, mixagem de som e geração de video são feitas em background
  • mecanismo com 4 canais de som: O subsistema de som é composto de 3 canais wavetable e 1 PCM. O som é mono de 8 bits, mixado a ~15Khz
  • 256 cores simultâneas em modo 3:3:2 (Vermelho: 3 bits; Verde: 3 bits; Azul: 2 bits)
  • Resolução: 9 modos de video, oferecendo até 360x224 pixels (apenas tiles, tiles e sprites, e modos de video bitmap)
  • Rolagem de tela cheia em certos modos de video
  • Sprites: até 32 sprites simultâneos
  • Entradas suportadas: dois joysticks compatíveis com Super Nintendo (o que inclui o mouse de Super Nintendo)
  • MINI: Com um sequenciador de música, permite a criação de músicas diretamente no console
  • API para SD/MicroSD e FAT16
  • GameLoader: Leitor de boot de 4K permite iniciar jogos a partir de cartões SD formatados em FAT16
  • Emulador perfeito multi-plataforma com suporte GDB para fácil desenvolvimento
  • Múltiplas ferramentas para converter MIDI, arquivos de som e gráfico para incluir arquivos.

Assim, você pode criar jogos para Uzebox e colocá-lo para funcionar no aparelho. Bom, o aparelho é um problema. Não é tão fácil conseguir um Uzebox quanto um Playstation 2 ou mesmo um console compatível com o Nintendinho.

Até o momento, o Uzebox é um projeto do tipo faça-você-mesmo. Você compra a placa mãe e se vira para montar seu próprio console, com base em tutorial disponível na Internet.

No fim, você terá um videogame de 8 bits, com suporte a cartão SD (de onde lê o jogo) e joystick de Super Nintendo. Claro, a menos que você bole alguma coisa criativa e funcional, você terá tudo isso sem carcaça, só as placas e circuitos soltos.

É uma pena que não haja projetos desse tipo para consoles de maior poder gráfico. Se bem que eu não sei até que ponto isso seria necessário hoje em dia. Talvez valesse mais a pena preparar um computador com GNU/Linux e joysticks se quiséssemos algo melhor.

De qualquer forma, deixo a dica.

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