Compartilhamento de perfis do Firefox

Algumas aplicações têm um modo próprio de encarar as coisas e contornar certos problemas. Um exemplo é o Netscape, que para levar mais conforto aos usuários que compartilhavam um mesmo computador, criou um sistema próprio de perfis.

Em Unix ou Não-Unix (GNU/Linux) o controle de usuários já é utilizado há tempos, de modo que cada usuário tem automaticamente um perfil próprio para cada programa que utilize. Isso não acontecia em todas as plataformas para as quais o Netscape foi criado, por isso a Netscape desenvolveu esse gerenciador de perfis.

Hoje quase todo computador utilizado tem controle de usuários (ou deveria ter, ou permite ter), de modo que um gerenciador de perfis não faz mais sentido, certo? Bem, não exatamente... E felizmente a idéia de gerenciar perfis permanece no SeaMonkey, no Firefox e no Thunderbird.

O que fazer com Perfis

Algumas sugestões de uso para o gerenciamento de perfis:

  • Você já deve ter notado - ou ouvido falar - que o Firefox pode se tornar muito pesado quando você instala um monte de extensões. Se você realmente precisa de muitas extensões para fins distintos, pode usar perfis para driblar o peso. Por exemplo, criar um perfil para desenvolvimento web, com suas devidas extensões, outro para uso normal;
  • Se você é cismado com sites de comércio eletrônico e bancos acessados pelo mesmo navegador que usa cotidianamente, pode criar um perfil "Confiável" que utilize só para acessar esses serviços, deixando o outro para o uso diário;
  • Você pode usar um perfil deixar o navegador em um idioma diferente. Se precisa que o navegador esteja em Português e Inglês, por exemplo, crie dois perfis e escolha qual utilizar na inicialização.
  • Se você utiliza um computador compartilhado com outros usuários e não usam vários logins para acesso, deveria passar a utilizar esse controle. Se não depende de você esta decisão, o gerenciamento de perfis pode quebrar um galho para que cada um tenha seus próprios favoritos, históricos, etc.
  • O gerenciador de perfis também é útil para permitir acessar o perfil de outra instalação do Firefox.

Acessando Firefox Portable

Antes de mais nada, você deve instalar o PortableApplications com o Firefox Portable pelo Windows. Veja como fazer isso neste passo-a-passo.

Agora, pelo GNU/Linux (ou por qualquer outra plataforma onde você tenha um Firefox instalado e da qual queira acessar seu perfil portável), execute:

$ firefox -ProfileManager

Ou iceweasel -ProfileManager se estiver no Debian.

A janela que aparece é bem enxuta e intuitiva.

Ela lista os perfis disponíveis, com as opções de criar, remover e renomear um perfil, além de permitir entrar no Firefox usando o perfil selecionado ou desistir.

Acesse o pendrive e clique em Create Profile para criar um novo perfil.

Clique em Next.

Nesta janela, digite o nome que você quer dar ao perfil. Clique no botão Choose Folder e procure a pasta PortableApps/FirefoxPortable/Data/profile dentro do seu pendrive. Basta clicar em Finish para concluir.

Feito isso, basta você acessar o pendrive e executar o Firefox selecionando este perfil e pronto! Já está acessando seu perfil móvel.

Dicas Adicionais

  • Desabilite Cache e Histórico. Isso poupa seu pendrive de uma sobrecarga de acessos. Basta ir em Editar > Preferências e desmarcar tudo que estiver na aba Privacidade.
  • Essa dica também funciona com o SeaMonkey, mas neste caso esteja muito atento ao nome do perfil: ele procurará/criará uma pasta com o nome do perfil na pasta que você selecionou na hora de criação do perfil.
  • No Debian, Firefox é Iceweasel, SeaMonkey é Iceape e Thunderbird é Icedove. Não se incomode com isso: internamente são as mesmas coisas.

P.S.: Imagens originais utilizadas na imagem deste post: Fire e FoxHead.

Special: 
Avalie: 
No votes yet

Comentar


Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0