Netflix - Uma locadora em casa

Netflix no Wii

No início tínhamos apenas a TV aberta. Depois veio a TV por Assinatura, conhecida como TV a cabo, mas que nem sempre é transmitida dessa forma. Era comum, por exemplo, os sinais serem recebidos diretamente a partir de satélite. O tempo passou e apareceu a modalidade Pay per View, que prometia trazer programação para nós na mesma época em que seriam lançadas nas locadoras. A novidade hoje é a modalidade Sob Demanda. É exatamente nesse nicho que o Netflix está.

Primeiro, vamos voltar no tempo para os primeiros canais de TV por assinatura. Aqui no Brasil, esse evento foi marcado pela Globosat, que trouxe seus canais, incluindo o Telecine, com filmes bacanas durante todo o dia. Filmes completos e sem comerciais. Claro, o SporTV também agradava aos amantes do esporte, transmitindo jogos que não seriam transmitidos na TV aberta. Sem me prolongar pelo Multishow e os outros, o resumo é que tínhamos programação de qualidade e era por isso que pagávamos. Hoje em dia, infelizmente, a TV por Assinatura é alvo de muitas críticas. Canais de filmes poluem a tela com publicidade, enquanto outros canais colocam publicidade dentro da programação, no mínimo na mesma proporção da TV aberta. Não vale mais tanto a pena hoje em dia contratar o que se chamava de TV por assinatura.

Uma grande disputa com a TV por assinatura eram as locadoras. Podíamos locar o filme que desejássemos ou nos adequar à programação dos canais pagos. Escolher o filme, porém, exigia algum esforço adicional. Tínhamos que sair de casa para garantir o fim de semana a TV e pipoca. As locadoras se foram e apareceram os camelôs de filmes piratas (provavelmente na ordem contrária). O valor de um filme pirata era o mesmo de um alugado, então as pessoas se perguntavam: por que alugar o filme se podemos tê-lo em casa para assistir quantas vezes quisermos?

Claro, a locadora frequentemente tinha muito mais opções de filmes e, por outro lado, há a questão de adequação com o código de direito autoral vigente. É assim que surge o próximo passo na programação paga: programação sob demanda. Nele podemos assistir o que quisermos quando quisermos. É interessante quando pensamos em filme, mas é especialmente fantástico quando pensamos em séries: imagine ter acesso aos 50 episódios das 2 temporadas daquela série de que você gosta, na hora em que quiser, acessíveis com a maior praticidade! Assim é o Netflix: uma locadora completa dentro de casa, com alguns recursos adicionais até: eles sugerem filmes e programas com base no que perceberam dos nossos gostos, permitem integração com o Facebook, pontuação de filmes feita pelos próprios clientes. E o preço também é outro ponto forte. Por apenas R$ 15,00 por mês, temos acesso a todo o material do Netflix, para assistirmos quantas vezes quisermos. Isso o torna mais barato até mesmo do que a alternativa pirata! E o deixa dentro da lei.

Claro, há suas desvantagens. DRM (proteção contra cópias) é uma delas. Não podemos copiar nada, nem salvar para assistirmos em outro momento. Isso seria uma desvantagem menor se alguns itens da programação não saíssem de cena depois de algum tempo. Por exemplo, a trilogia De Volta para o Futuro estava lá e saiu na virada do mês (claro, há um campo dizendo até quando estará disponível). Certo, pelo preço é uma limitação perfeitamente aceitável. Poder copiar filmes ajudaria a contornar uma outra desvantagem: o sistema depende da conexão com a Internet. Se a Internet cai, a locadora fecha. A tendência é que esse evento se torne cada vez menos frequente, mas estamos longe de poder confiar cegamente na Internet brasileira. Outra desvantagem é que não funciona em GNU/Linux.

Por outro lado, o leque de equipamentos que suportam Netflix é bem extenso. Além de Windows e Mac, ele funciona em Android, iOS, TVs modernas e nos videogames da geração atual. Eu, em particular, conheci o Netflix - e o utilizo - a partir do Nintendo Wii. Um outro ponto forte que não mencionei antes é que ele utiliza muito bem a banda, transmitindo filmes muito mais rapidamente do que o Youtube. Funciona fluido, mesmo com a minha Internet, que não é das mais rápidas.

Alguns filmes do Netflix

A programação (que permite escolher legenda e idioma), inclui clássicos como O Mundo de Beakman e Jornada nas Estrelas e Curtindo a Vida Adoidado. E coisas menos antigas como a série animada dos Vingadores (2 temporadas), Lost, Heroes... E até novelas tem! São várias categorias, algumas inclusive vão ser criadas especialmente para você com base nas suas preferências. Há realmente muita coisa bacana por lá e realmente acho que vale a pena.

AnexoTamanho
Image icon netflix-wii.jpg34.19 KB
Special: 
Avalie: 
No votes yet

Comentar


Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0