Supers Sobrecarga

Super-heróis bonecos

Uma das coisas mais complicadas em roteiros é lidar com sobrecargas de superpoderes, o fator overpower. Quando os personagens de um mundo são capazes de destruir estrelas, que desafio existe mais?

Uma boa história tem seus componentes balanceados no cenário e isso vale para todos os elementos. Desde o roteiro, que não pode ser nem irrelevante nem muito além das forças dos personagens (sabe aquelas aventuras forçadamente épicas que simplesmente não convencem?), até os próprios personagens.

Veja alguns supercaras conhecidos, como o próprio superman: ele tem superforça, supervelocidade, visão de raio-X, visão de calor, voa, tem uma formação rígida ética e intelectual. Chegou uma época em que alguém disse: "Epa! Esse cara tá fodão demais! Temos que dar um ponto fraco!" Foi aí que veio a velha ideia da criptonita.

O super é um personagem legal de explorar pois, embora não pareça a princípio, ele tem muitos pontos fracos além da pedra verde radiotiva. O principal é o seu senso de dever. Como ele age se o vilão coloca inocentes em risco, ou pessoas que ele conhece em risco?

Tá, vamos deixar o super de lado um pouco e vamos ver o Batman, o cara sem poderes mas com treinamentos assombrosos nas áreas marciais e de investigação, contando com um arsenal de protótipos equiparável ao do Homem de Ferro (apesar de não tão colorido). O Batman é uma história ainda mais interessante, em essência, que a do super por uma razão simples: é uma história pisicológica, pessoal.

Sim, é como se o Bruce não houvesse superado a perda dos pais e, por isso, tem que enfrentar seus medos, que são transpostos para o mundo exterior na forma de seus arqui-inimigos. Ponto fraco? Acho que seria psicológico, mas a mente sagaz de Bruce dificulta que alguém consiga explorá-lo por tempo suficiente.

E temos o alienígena Ajax, o patrulheiro cósmico Lanterna Verde, o Flash e por aí vai. Cada um com sua própria cota de superpoderes, com seus próprios pontos fracos, mas com sua determinação e força de vontade para vencerem sozinhos os mais diversos vilões que aparecem, o que sempre termina acontecendo mesmo.

Agora pergunto: o que acontece se juntarmos todos num grupo? Se cada um já era forte o suficiente para lidar com seus próprios problemas, que problemas precisarão existir para que esse grupo enorme seja necessário? Isso é um problema.

A Liga da Justiça é criticada muitas vezes por coisas como o emburrecimento inexplicável de Clark Kent para que o Batman tenha seu grau de importância no time. Sem contar que o grupo é tão grande que fica impossível usar todos os heróis de uma vez, obrigando os roteiristas a saltar o foco entre alguns personagens secundários. Não gosto disso.

Os Vingadores parecem resolver melhor os problemas de um grupo superpoderoso. Os desafios no desenho recente, por exemplo, terminam levando a Asgard e aos alienígenas clássicos da Marvel. Mas peraí! Quando o devorador de mundos chega, onde estão os X-Men e os outros infinitos mutantes?

Vejam, não estou falando de grupos de heróis, mas de grupos juntados. Os próprios X-Men funcionam bem, assim como o Quarteto Fantástico na sua época. Alguns heróis criados para agir sozinhos terminam precisando mesmo de ajuda em diversos momentos, mas a maioria não. O caminho que o leva a llutar sozinho o ensina a superar seus inimigos sem ter que contar com mais ninguém. E afinal, se você tem o Super-Homem, o Thor ou o Visão, que tipo de desafio o obrigará a procurar arqueiros e animais?

P. S.: Foto do post: Super-heroes y tú quien eres, de edcarsi

Special: 
Avalie: 
No votes yet

Comentar


Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0