Relato do Primeiro Encontro Nacional BrOffice.org

Ocorreu ontem, 2 de junho, o Primeiro Encontro Nacional BrOffice.org, um encontro em videoconferência usando a Infovia do CNI. O ponto central da transmissão foi em Fortaleza. Tudo correu muito bem. Alagoas também fez parte, e teve cerca de metade dos inscritos presentes em nosso auditório. Aqui segue um breve relato do evento.

Novidades do BrOffice.org

Após o Pronunciamento de Abertura, transmitido de Fortaleza, de lá mesmo tivemos a palestra do Claudio Filho sobre as novidades do BrOffice.org.

O BrOffice.org teve que adotar esse nome como um nome diferenciado de OpenOffice.org devido a uma complicação envolvendo patente de marca e uma empresa brasileira. Além de mudar o nome, foi criada também a ONG BrOffice.org, da qual o Claudio é o presidente.

O novo logotipo foi feito por Daniel Confortin, que já foi bastante elogiado. Ele falou que a "estilização das gaivotas" terminou visualmente similar a um pássaro da fauna brasileira, o Trinta-réis. A foto neste post é de um trinta-réis (Sterna fuscata) e se quiser, você pode ver mais fotos do pássaro.

O Corretor Ortográfico foi citado também, que já contém mais de 1.400.000 palavras graças ao trabalho de equipe coordenada pelo sergipano Raimundo Santos Moura. E aí há um outro projeto, o Corretor Gramatical, financiado pelo FINEP e liderado por Paulo Menezes, que já está funcionando. O CoGrOo (Corretor Gramatical) é um software à parte que, ao ser instalado, se integra automaticamente ao OpenOffice.org 1, 2 ou ao BrOffice.org.

Só um parêntese: como o próprio Claudio falou na apresentação, correção ortográfica diz respeito à escrita de cada palavra: "nóiz fomus" tem erro ortográfico; já correção gramatical diz respeito a concordâncias e corretude das construções de orações: "nós foi" não tem erro ortográfico nenhum, mas tem um erro gramatical de concordância verbal.

Claudio também citou Edidoc, um Gerador Automático de Documentos que é mantido por Gustavo Pacheco; e o Escritório Aberto, do Sincero Zeferino Filho, que está reunindo modelos para uso no BrOffice.org.

Dentre as novidades anunciadas, temos:

  • OpenOffice.org 2.0.3 será lançado na próxima semana. Desta vez, o BrOffice.org 2.0.3 será lançado ao mesmo tempo que a versão internacional;
  • Projeto Invista Nessa Idéia servirá para criar um canal de interação entre a ONG BrOffice.org e empresas;

Um aspecto também interessante foi que o BrOffice.org já permite uso de assinatura digital em seus documentos. Há interesse que permita assinatura digital também nos PDFs gerados pelo BrOffice.org, mas no momento é apenas uma idéia.

Open Document Format

Salomon, do BrOffice.org, falou sobre ODF. ODF é um conjunto de padrões abertos para documentos de escritório. É mantido pelo consórcio OASIS e já foi aprovado adotado pela ISO como padrão. É o ISO 26300.

"Padrões são abertos, formatos são fechados"

O que chamou a atenção foi o número de softwares que já suporta ODF. Dentre eles, temos, além do OpenOffice.org e do BrOffice.org:

  • IBM Workplace
  • Lotus Notes
  • Abiword
  • KOffice
  • WordPerfect
  • Editores online

Sobre a Microsoft, apesar de falarem de interoperabilidade, eles teimam em não querer adotar o ODF. Mas não há problemas, pois um plugin para adicionar ao MS Office suporte completo ao ODF já está pronto e será testado em breve em Massachusetts.

Suporte a Idioma

Um Dicionário de Sinônimos está sendo feito de modo a permitir interação através da Web e importação da web para o BrOffice.org.

Sobre o CoGrOo, já citado no início deste relato, foi feito de modo a reduzir ao mínimo o número de falsos positivos, que é quando a ferramenta classifica como erro uma passagem correta. Foi traçado um comparativo do CoGrOo com o Regra (usado pelo MS Office) e a qualidade na correção gramatical já está bem superior. Só quando se trata de erros estilísticos é que ainda não há suporte no CoGrOo, mas já está previsto para a próxima versão.

Erros estilísticos são mais simples do que erros gramaticais. São ocorrências como: tem que haver um espaço depois de vírgula, não pode haver espaço antes da vírgula, e por aí vai...

Atualmente, para o CoGrOo funcionar é preciso suporte a Perl e JDK da Sun. Isso é relativamente simples de se conseguir em GNU/Linux (apesar de a dependência de uma implementação específica de Java não ser algo tão bom), mas em Windows complica um pouco. Felizmente para todos, além do tratamento de erros estilísticos, a versão 2.0 do CoGrOo será inteiramente em Java e provavelmente funcionará também com as implementações livres de Java. Deve ser lançada até o final do ano.

Macros

O pernambucano Noelson Duarte apresentou o recurso de Macros do BrOffice.org, inclusive com alguns exemplos.

O mais interessante é que para macros, tem-se um mapeamento de recursos da ferramenta e várias linguagens possíveis para lidar com isso:

  • Java
  • Bean Shell
  • JavaScript
  • Python
  • BrOffice.org Basic

Dá pra fazer rotinas que modifiquem o documento, criem partes, acessem arquivos, escrevam janelas de diálogo para interação com usuário... Enfim, é um recurso bastante poderoso.

Projeto OpenOffice.org

Louis Suarez-Potts, do Canadá, falou sobre a importância do ODF. A tradução foi feita por Salomon.

A idéia principal é que no passado, quando escrevíamos documentos precisavamos apenas de papel e tinta, e de conhecimento da língua e da escrita. Quem quisesse ter acesso a este documento, bastava ter conhecimento da língua e da escrita e ter acesso ao papel, ter a leitura autorizada.

O que acontece hoje é que, quando escrevemos um documento no computador, nós adicionamos uma outra variante: o formato do arquivo. Se esse formato é de alguma empresa, secreto, significa que todos estamos dependentes dessa empresa. A partir desse ponto, dominar a língua e a escrita, e ter autorização para ler o documento não bastam mais, pois passamos a precisar de uma ferramenta específica. Os documentos que você escreve não são tão seus quanto você pensa.

O ODF surge para se tornar um padrão aberto, permitindo que qualquer programa implemente acesso perfeito a documentos que seguem esse padrão. Assim, deixamos de depender de uma empresa, já que vários programas e serviços serão capazes de ler corretamente os arquivos.

Em especial, falou-se de Governo. Governos democráticos devem colocar informações disponíveis para sua população. Utilizar um formato proprietário para isso é restringir de maneira injusta aqueles que terão acesso a tais informações. Por isso é tão importante que Governos adotem ODF, como o Governo do Estado de Massachusetts o fez formalmente.

Cases e Mesa Redonda

Foram apresentados os casos de migração para BrOffice.org que foram levados adiante pelo Banco do Brasil, pelo Exército Brasileiro e pelo Sistema FIEC.

Também tivemos uma Mesa Redonda bem interessante. Ponto de destaque: cobrança por retorno para a Comunidade. Estão migrando e economizando muito dinheiro, mas e a Comunidade? E sobre a dificuldade de contratação para pequenas empresas e profissionais autônomos? Claudio perguntou sobre possibilidade de convênios entre entidades do Governo e a ONG BrOffice.org. A representação do Banco do Brasil afirmou que iria informão quem lida com esse assunto, já que não era de sua própria competência.

Sobre cases e mesa redonda, mais assuntos foram tratados, porém não anotei nada. Complementos nesse sentido seriam úteis. Alguém mais que participou que falar a respeito? É só deixar um comentário.

Conclusão

O evento foi muito bom e inaugura na comunidade brasileiro do Software Livre uma nova modalidade de "Evento distribuído". Há empolgação e certamente teremos uma segunda edição no próximo ano.

Às 20h deixamos a transmissão foi encerrada e deixamos o local. Agradecimentos à organização do evento, em especial ao Claudio Filho e ao Marcus Diogo, do SENAI-CE.

Localmente, agradecemos ao apoio do SENAI-AL e ao Escritório de Advocacia Motta & Soares pelo patrocínio local.

Obrigado à equipe: Jalves Nicácio (do SENAI-AL, que liderou a organização), Pascale Maliconico (também do SENAI-AL), Antônio Luiz (do nosso grupo Guerreiros pelo Software Livre) e Fernando Carlos (da Motta & Soares).

Agradecimentos também aos que compareceram e até a próxima!

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