Sobre Linguagens de Programação em Português

Simão Pedro, do SOS Bugs publicou em seu blog um artigo entitulado linguagen de programação em português (tsc), onde apresenta a linguagem LogicBasic.

Falando um pouco sobre a linguagens de programação em Português...

Existe também o interpretador ILA com o ambiente AMBAP (desenvolvido na UFAL), também em Português, mas com sintaxe baseada em Pascal e focando diretamente o aprendizado.

Sinceramente? Não acho linguagem em Português uma idéia tão boa assim.

O objetivo de aprender a programar é pra ser independente de lingagem, ok. Todas as linguagens sérias têm palavras em Inglês que você precisa conhecer: IF, WHILE... Começar com uma linguagem em Português não resolve, só adia o problema.

E se você não está propondo uma linguagem para uso bem específico (como o ILA, que é para educação em Programação), ainda há outros pontos:

  1. Tudo bem você ter uma lingagem de programação, mas isso não basta. Você precisa de uma API ampla, que lhe atenda as necessidades e não exija que você crie tudo do zero.
  2. Programando em uma linguagem assim, você limita muito o pessoal que pode contribuir com o projeto, no caso de Software Livre. Entenda assim: se você faz um programa realmente muito bom nela, você pode atrair atenção do mundo, mas só atenção, não ajuda. Muito dificilmente vai receber ajuda de um russo ou francês em código. Se seu software livre em (coloque-aqui-o-nome-da-sua-linguagem-em-português-favorita) for realmente um sucesso, a primeira coisa que vão dizer é: reimplemente em (C ou Java ou Python ou Ruby ou outra) e se você não o fizer, alguém o fará, e receberá ajuda.
  3. O código que você gere será inútil paa 99.999% dos softwares já existentes, mesmo que tenha potencial de melhoria para eles, a menos que você o refaça em uma linguagem mais conhecida.

E geralmente essas linguagens são interpretadas ou compiladas para alguma máquina virtual.

E no caso do LogicBasic, que eu não conhecia, há ainda uma outra desvantagem: parece ter apenas versão para Windows, além de não ter ficado claro - ao menos para mim - a licença de uso (o autor do blog diz ser uma "linguagem livre", mas mostra logo em seguida um conceito impreciso para a expressão).

Se você quer uma linguagem em programação em Português analise bem as motivações. As desvantagens são grandes demais se o problema for só preguiça dificuldade no aprendizado de Programação. Se for realmente necessário, por que não usar tecnologias já existentes como base: criar uma linguagem que use Mono ou Parrot, por exemplo...

Avalie: 
No votes yet

Comentar


Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0