Tentativa de Sulicídio

Tradicionalmente no Brasil o Rap "que importa" tem sido o do eixo Rio-São Paulo. Claro que isso não impede existam MCs e criadores em geral fora desse eixo, e com grande talento inclusive. Significa que sua região se torna mais um dificultante de visibilidade. Assim como tradicionalmente dificulta o fato de ser mulher.

Para tentar romper mais essa barreira, Diomedes Chinaski e Baco Exú do Blues lançaram em 2016 uma Diss atirando para todo lado: Sulicídio (atenção para o L). Nela, a crítica a esse eixo.

"Sem amor pelos rappers do rio
Nem paixao por vocês de São Paulo
Vou matar todos a sangue frio
E eu tenho caixão pra caralho"

Chamando os MCs de lá, de forma generalista, de "favela gourmet", o ataque mais direto na ocasião foi ao Nocivo Shomon: "Exceto o merda do Nocivo Shomon, o resto nem é nada pessoal".

Claro, foi uma Diss que recebeu muitas respostas. A interessante Inimigos, do Haikaiss; a SulTaVivo, do Costa Gold e a esperada resposta do Nocivo Shomon, a impactante Disscarrego, que alem de atacar de volta, dá resposta direta a vários versos da Sulicídio. Por exemplo, para citar só uma passagem, "Caixão pra caralho... é pouco pra língua cumprida".

Se você não conhece ainda essas duas músicas em particular, recomendo muito que assista os clipes. Os dois clipes são "lyric videos", então fica muito bacana de acompanhar a letra. As duas se tornaram de imediato marcantes no cenário do Rap nacional. Sulicídio, em especial, foi marcante porque parte do pessoal entendeu o que a música queria dizer (independente dos ataques que estavam na letra): "O Brasil é muito mais do que só Rio e São Paulo". Com isso, produtoras e divulgadores do Rap focaram no "Como é que você nunca ouviu falar?" que a Sulicídio colocava e começaram a pesquisar e dar espaço para rappers de outros cantos do país.

Essa história do Sulicídio, a meu ver, teve duas tentativas de fechamento. As duas muito boas e feitas de formas e em momentos diferentes.

Os autores da Sulicídio, com participação de outros MCs "fora do eixo", exlicaram que a proposta na verdade era atingir a estrutura. A música termina com Rapadura fechando "Depois disso não tem mais diss".

Agora o outro fechamento. Nessa de disses, o rapper Rashid, que segue a escola do Mc Marechal (mas em seu próprio caminho) publicou sua "Primeira Diss", que causou surpresa e curiosidade, mesmo porque seu perfil vinha sendo crítico, mas na forma encorajadora e questionadora, não de ataque a ninguém. A Primeira Diss é um ataque crítico um tanto pesado, questionando importância, trajetória e contradições na carreira... dele mesmo, o que o ouvinte só percebe depois de certo ponto da música.

Além de agitar o Rap nacional e jogar alguns holofotes em outros caldeirões culturais do hip hop fora do Rio e de São Paulo, a Sulicídio e suas respostas termrinaram impactando também no YouTube e nos vídeos de reação e análise de clipes e letras. São vídeos onde o apresentador supostamente assiste a determinado clipe pela primeira vez, filmando sua reação. Até hoje, Sulicídio, Disscarrego e Primeira Diss estão, na minha opinião, entre os temas mais divertidos para você procurar vídeos de reação (react) por lá.

Atualização: Tem uma entrevista do Baco Exú do Blues para o Rap Box onde ele explica a motivação para o Sulicídio (sugestão de Gabriel Ferreira). Sulicídio entra em pauta por volta dos 16 minutos.

Special: 
Avalie: 
Average: 3.4 (13 votes)

Comentários

imagem de Gabriel Ferreira
Enviado por Gabriel Ferreira (não verificado) em 8. Abril 2018 - 9:47

Muito bom o texto, e a "Primeira Diss" chega como surpresa pra mim. Com um formato muito bom, e seu final faz um baita sentido. Recomendaria também uma entrevista de Baco e Chinaski (aos moldes de documentário) onde vão mais fundo em alguns pontos, como a parte de mandar uma soropositivo pro camarim, que o Bacon se desculpa, ou sobre a quantidade de músicas, já que o Chinaski lança músicas como Samsung solta celulares, porém, o primeiro ainda toma cuidado com a qualidade.
imagem de bardo
Enviado por bardo em 8. Abril 2018 - 11:34

Massa. Acho que vi essa entrevista. Inclusive a defesa do Baco sobre as fãs soropositivo não me convenceu e pra mim foi uma levantada de bola que o Nocivo aproveitou para cortar muito bem na Disscarrego. Adicionei no final da postagem :-) Valeu

Comentar


Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/pdo_mysql.so: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0

Warning: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll' - /opt/php56/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/php_pdo_odbc.dll: cannot open shared object file: No such file or directory in Unknown on line 0