Entre as características próprias da Nintendo – que não costumo ver em outras empresas do mundo dos games – estão os nomes de seus consoles. Desde o Super Nintendo até o ainda não lançado Wii U, a Nintendo oferece um padrão de nomes a quem quiser lançar jogos para os seus consoles.
Por exemplo, se Escarlate fosse uma franquia de games para consoles Nintendo, poderíamos ter:
Jogo | Console | Comentário |
Escarlate | NES e Gameboy | Tínhamos que começar em algum momento. |
Super Escarlate | SNES | |
Escarlate 64 | Nintendo 64 | |
Escarlate...? | Game Cube | Toda regra tem exceção. Qual o padrão de nome do GameCube? |
Escarlate Wii | Wii | |
Escarlate DS | Nintendo DS | |
Escarlate 3D | Nintendo 3DS | |
Escarlate U | Wii U |
Claro que os fabricantes dos jogos decidem. Nem sempre é bom fazer referência ao console, especialmente se você pretende ter jogos multiplataformas.
Alguns preferem fazer simplesmente uma contagem independente do console, como a clássica franquia Final Fantasy. Outros preferem diferenciar os jogos por um subtítulo, como a também clássica Castlevania (que não deixou de aproveitar o mote da Nintendo, lançando Super Castlevania e o Castlevania: Dawn of Sorrow – faça a sigla pra descobrir pra que console foi).
Enfim, acho que esta é uma das características que ajudam a compor o “jeito Nintendo” de ser.
Comentar